Guia da Semana

As cidades de Paraty e Ilha Grande, no Rio de Janeiro, receberam o título de Patrimônio Cultural e Natural Mundial pela UNESCO. Tal nomeação é inédita, uma vez que trata-se dos primeiros lugares do nosso país a receberem tal nomeação e participar da seleta lista.

Com essa alteração, o Brasil passa a ter 22 locais na lista das Nações Unidas, sendo que esses são os primeiros sítios mistos, históricos e naturais do Brasil em todas as nomeações da UNESCO.

Unindo cultura e biodiversidade, os dois lugares são grandes destaques quando o assunto é a preservação ambiental, riqueza da natureza e um conjunto histórico sem igual.

CONHEÇA PARATY


Foto: Shutterstock

A cidade de Paraty, no Estado do Rio de Janeiro, é um incrível destino de férias ou até mesmo de final de semana. Percorrer suas vielas de paralelepípedos é como voltar no tempo: casinhas coloridas, feirinhas de artesanatos e muitos restaurantes charmosos.

Como se não bastasse tantas atrações, a cidade é rodeada por águas cristalinas de um azul sem igual, o que nos proporciona diversas praias e ilhas paradisíacas para visitar. Um charme sem igual. Não é à toa que quem conhece Paraty se apaixona pelo destino.

CONHEÇA ILHA GRANDE


Foto: Shutterstock

Se você ainda não conhece Ilha Grande, não sabe o que está perdendo. O local é considerado um verdadeiro paraíso em meio ao mar de Angra dos Reis, no Rio de Janeiro. Por não ser permitido que carros entrem na ilha, o acesso se dá apenas por balsa ou barco, tornando o lugar ainda mais preservado e bonito.

A praia queridinha dos surfistas é também a mais famosa da Ilha Grande: estamos falando de Lopes Mendes. Conhecida mundialmente, a praia possui 3 km de costa de águas cristalinas e agitadas. O destino é um dos mais procurados por quem visita a Ilha, mas não se preocupe: dificilmente a praia fica lotada.

Por Redação Guia da Semana

Atualizado em 8 Jul 2019.