Guia da Semana
Viagens
Por Redação Guia da Semana

Parque do Peão de Boiadeiro

Confira um roteiro das principais atrações turísticas do parque.

Por Natália Elias




O Parque do Peão de Boiadeiro de Barretos foi inaugurado em 1985. O local possui diversas instalações, entre elas, o Rancho do Peãozinho, uma área especial para as crianças, área para camping, um espaço para feira comercial e estacionamento para dez mil veículos. Apesar de tantos atrativos, o grande destaque é o Estádio Polivalente de Rodeio, projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, com capacidade para 35 mil pessoas sentadas. O estádio abriga não só as competições como também os grandes shows realizados durante a festa.

Memorial do Peão

O memorial é um local onde são realizados eventos sertanejos e guardados documentos sobre as Festas do Peão que aconteceram nos anos anteriores. O local é destinado especialmente para ressaltar a cultura country e é utilizado durante o ano todo. Os visitantes que vão ao local têm a possibilidade de assistir a um documentário sobre as últimas festas do peão e observar o crescimento do evento na cidade. A partir do dia 14, o memorial irá abrigar também o Museu Folclórico e Histórico do Peão.

Ponto de Pouso das Comitivas e Fazendinha

O Ponto de Pouso (local para dormir e descansar) reproduz exatamente o local onde os peões ficam durante à noite. A construção é rústica e recria o ambiente sertanejo. É no Ponto de pouso que são servidas as refeições, que tem como principal cardápio a Queima do Alho, prato tradicional de rodeios. Tipicamente caracterizado é também a Fazendinha, que reproduz as os detalhes de uma fazenda da região. Lá os visitantes poderão degustar e comprar algumas iguarias tradicionais como rapadura, biscoito de polvilho, pão de queijo e broa de fubá.

Nas épocas em que a festa está sendo realizada, para conhecer o parque é necessário pagar a entrada. Fora de temporada, os interessados devem ligar para a sede de turismo do grupo Os Independentes, organizadores do evento, para agendar visitas monitoradas.

Serviço
Local: Parque do Peão de Boiadeiro
Endereço: Rodovia Brigadeiro Faria Lima, Km 428.
Informações e agendamento: (17) 3321-0000
Estacionamento: Sim

Atualizado em 6 Set 2011.

Mais notícias

Turismo: 5 destinos brasileiros que serão tendência no 2º semestre de 2021

Viagens

10 lugares da Bahia para conhecer online

Viagens

10 atrações turísticas do Sul do Brasil para ver online

Viagens

10 pontos turísticos do Nordeste brasileiro para ver online

Viagens

10 destinos religiosos ao redor do mundo para ver online

Viagens

6 atrações turísticas em Mykonos, na Grécia, para ver online

Viagens