Guia da Semana

Por Natália Elias




O Parque do Peão de Boiadeiro de Barretos foi inaugurado em 1985. O local possui diversas instalações, entre elas, o Rancho do Peãozinho, uma área especial para as crianças, área para camping, um espaço para feira comercial e estacionamento para dez mil veículos. Apesar de tantos atrativos, o grande destaque é o Estádio Polivalente de Rodeio, projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, com capacidade para 35 mil pessoas sentadas. O estádio abriga não só as competições como também os grandes shows realizados durante a festa.

Memorial do Peão

O memorial é um local onde são realizados eventos sertanejos e guardados documentos sobre as Festas do Peão que aconteceram nos anos anteriores. O local é destinado especialmente para ressaltar a cultura country e é utilizado durante o ano todo. Os visitantes que vão ao local têm a possibilidade de assistir a um documentário sobre as últimas festas do peão e observar o crescimento do evento na cidade. A partir do dia 14, o memorial irá abrigar também o Museu Folclórico e Histórico do Peão.

Ponto de Pouso das Comitivas e Fazendinha

O Ponto de Pouso (local para dormir e descansar) reproduz exatamente o local onde os peões ficam durante à noite. A construção é rústica e recria o ambiente sertanejo. É no Ponto de pouso que são servidas as refeições, que tem como principal cardápio a Queima do Alho, prato tradicional de rodeios. Tipicamente caracterizado é também a Fazendinha, que reproduz as os detalhes de uma fazenda da região. Lá os visitantes poderão degustar e comprar algumas iguarias tradicionais como rapadura, biscoito de polvilho, pão de queijo e broa de fubá.

Nas épocas em que a festa está sendo realizada, para conhecer o parque é necessário pagar a entrada. Fora de temporada, os interessados devem ligar para a sede de turismo do grupo Os Independentes, organizadores do evento, para agendar visitas monitoradas.

Serviço
Local: Parque do Peão de Boiadeiro
Endereço: Rodovia Brigadeiro Faria Lima, Km 428.
Informações e agendamento: (17) 3321-0000
Estacionamento: Sim

Atualizado em 6 Set 2011.