Guia da Semana

A cidade de Guararema fica a aproximadamente 1 hora de São Paulo e é uma incrível opção de passeio bate e volta para quem quer sair da rotina e conhecer um lugar novo cheio de atrações incríveis. O local que chama atenção por sua quantidade de passeios gratuitos, é muito procurado por quem quer conhecer lugares novos sem gastar muito - e de quebra ter uma experiência diferente.

Por lá encontramos um charme sem igual: uma cidade antiga que une a natureza com construções históricas. A combinação não poderia ser melhor, o visitante volta ao tempo em uma época onde o tempo passava devagar e o transporte era feito por antigas locomotivas. Seja para se sentir no interior sem ir muito longe da capital ou até mesmo curtir um momento diferente, você precisa conhecer Guararema:

Estação de Trem


Foto: Shutterstock

A Estação de Trem de Guararema é o marco da cidade, pois foi uma das primeiras construções a serem feitas por lá. A estação hoje dá lugar a um centro cultural onde é possível saber mais sobre a história da cidade e da ferrovia. O passeio em si é um charme só já que a estação faz o visitante voltar ao tempo. Além disso, os turistas utilizam os trilhos do trem (quando não estão sendo usados) para tirarem fotos e passear.

Passeio turístico de trem de Maria Fumaça

Aos finais de semana, é realizado um passeio turístico de trem até o bairro de Luiz Carlos, percorrendo uma distância de 7 km. O trem turístico é uma composição com três carros de madeira fabricados na Inglaterra e tracionado por uma locomotiva a vapor fabricada nos Estados Unidos, a maior em atividade no Brasil. Os ingressos custam, aproximadamente, R$ 50 (ida e volta) por pessoa. Para garantir o seu com antecedência, acesse o site do Trem de Guararema.

Recanto do Américo


Foto: Shutterstock

Um ponto forte de Guararema é a quantidade de atividades gratuitas que a cidade oferece. Uma delas é o Recanto do Américo, um dos cartões postais do local, que fica à beira do rio Paraíba e cercado por natureza. As famosas pontes suspensas fazem do passeio ainda mais divertido.

Parque da Pedra Montada


Foto: Shutterstock

O Parque da Pedra Montada é outra opção de passeio gratuito em meio à natureza. Por lá, encontram-se muitas trilhas, contato com o verde e, claro: a Pedra Montada - espécie de escultura natural em que duas pedras gigantes ficam sobrepostas. Além disso, o local conta com playground para as crianças.

Ilha Grande


Foto: Shutterstock

Ilha Grande é uma ilha do Rio Paraíba do Sul localizada no centro da cidade. O espaço foi reurbanizado e ganhou trilhas que percorrem a ilha, totalizando 400 metros, playground para crianças, área para prática de exercícios físicos e jardins. Além de todos estes atrativos, a Ilha Grande conta com o Núcleo de Educação Ambiental, o NEA, espaço destinado aos debates e aprendizado sobre os assuntos que permeiam a preservação e o respeito pelo meio ambiente.

Restaurante Mirante do Paraíba


Foto: Shutterstock

Para aqueles que gostam de um ambiente bem planejado juntamente com uma comida deliciosa, a dica é visitar o Restaurante Mirante do Paraíba. Os preços não são os mais baixos da região e ele fica um pouco afastado do Centro da cidade, mas tudo vale a pena ao sentar em uma mesa estrategicamente montada em um deck em cima do Rio Paraíba. Por lá você vai encontrar muito verde, paisagens bonitas e ambientes bem decorados com um estilo rústico. Os pratos costumam servir de 3 a 4 pessoas e a especialidade da casa destaca peixes e frutos do mar.

Por Juliana Sartori

Atualizado em 6 Mar 2020.