Guia da Semana

Fotos: Sxc.Hu



Quem mora em grandes cidades (como é o meu caso), dificilmente consegue trabalhar em um local a menos de 30 minutos de casa, isso sem considerar o trânsito, cada vez mais caótico, que faz com que esses simples 30 minutos se multipliquem em duas, até três vezes ou mais (eu conheço pessoas que demoram até duas horas para chegar ao trabalho).

Outra situação, muito comum também, é de pessoas que trabalham em cidades vizinhas e que, muitas vezes, despendem menos tempo para ir e voltar do serviço do que outros que moram no mesmo município. Isso depende muito da escolha do meio de transporte utilizado, claro.

É exatamente por isso que eu escolhi os trens que circulam por São Paulo e, assim, vou e volto diariamente de Osasco. O trajeto todo, desde a hora que saio de casa até o meu trabalho, dura cerca de 50 minutos (contando os 10 minutos de caminhada e o trajeto do ônibus até a estação mais próxima de casa). De carro, pasme, eu demoraria no mínimo uma hora e dez minutos para ir e uma hora e meia para voltar, sendo que gastaria muito mais dinheiro e passaria muito mais raiva no trânsito conturbado.

Isso sem contar com as vantagens de poder contribuir com o ambiente, conhecer pessoas diferentes, poder ler um livro, um jornal, até mesmo ir dormindo ou falando no celular sem tomar multa ou colocar a vida de alguém em risco e, finalmente, poder ir apreciando a paisagem (algumas linhas têm composições muito boas, com trens novinhos em folha, e alguns passam contornando rios, como é o caso da linha Osasco/Grajaú, que passa em torno do Rio Pinheiros que, apesar de poluído, tem uma paisagem linda ao amanhecer e ao anoitecer).

As desvantagens acontecem mais quando está muito frio ou chovendo, mas pelo menos eu tenho certeza de que não vou pegar o trânsito parado da Marginal em dias de chuva. Quem tiver oportunidade, não hesite em fazer o mesmo! Você só tem a ganhar com dinheiro a mais no bolso, preocupações a menos e consciência tranquila pela contribuição ambiental!

Quem é a colunista: Carla Milani. Apaixonada por alimentos e bebidas.

O que faz: Nutricionista e Barista

Pecado gastronômico: Massas, massas e mais massas!!!

Melhor lugar do Brasil: Todos!!! (mas em especial o Rio de Janeiro...)

Fale com ela: csmilani@ig.com.br

Atualizado em 6 Set 2011.