Guia da Semana



Grande metrópole brasileira que zela pela qualidade de vida da população. Os aproximadamente 81 milhões de m² de área preservada renderam a Curitiba o título de capital ecológica do Brasil. Mesmo ostentando tanto espaço natural, a cidade está longe de ser considerada rural e possui belas edificações como opções de passeios.

Cada curitibano tem sua reserva de quase 55 m² de área verde, um exagero até para os padrões da Organização Mundial da Saúde, que estabelece números três vezes menores. Um dos lugares responsáveis por esses dados é o Jardim Botânico (foto acima). Principal cartão postal da cidade, o espaço funciona como área de lazer, centro de pesquisas da flora do Paraná, além de contribuir para preservação da natureza, já que mais de 40% de sua área total é remanescente da vegetação regional.

Outro parque de destaque é o Passeio Público, mais antigo da cidade. Atualmente com uma área de 69.285 m², o local abriga o Terrário, que possui 40 animais e o Aquário, que preserva 30 espécies de peixes da região Amazônica e da África.

Mas a capital paraense não é composta somente de áreas verdes. Um bom exemplo de edificação bela e tradicional é a Ópera de Arame. Destinado a apresentações artísticas e culturais, o teatro tem forma circular, estrutura tubular e é totalmente transparente. Com espaço semelhante à Ópera de Paris, o local tem capacidade para 2 mil espectadores.

Unir a ecologia marcante aos traços modernos da cidade. Essa possibilidade está na Torre Panorâmica, que permite ao visitante ter uma visão de 360 graus do município. Inicialmente a construção foi erguida para dar suporte à telefonia celular, mas por ser o ponto mais alto da cidade, se transformou em uma das principais referências.

Além de tradição, Curitiba oferece um passeio alternativo ao turista que busca lazer, boêmia e opções de gastronomia. Inaugurada em 1992, a Rua 24 Horas foi a primeira do país a ser construída em um espaço fechado. Com 120 metros de extensão, a área oferece desde bares a livrarias.

Conheça outras opções de passeios em Curitiba:

- Parque Barigüi
- Museu Oscar Niemeyer

Atualizado em 6 Set 2011.