Guia da Semana
Turismo
Por Redação Guia da Semana

Passeio em Florianópolis



Diversas paisagens em apenas uma cidade. Com uma península continental de 12,1 km² e uma ilha oceânica de 424,4 km², Florianópolis é um dos principais destinos turísticos do Brasil. Com aproximadamente 300 mil habitantes, a capital de Santa Catarina chega a receber o triplo de sua população no verão, atingindo o número de um milhão de pessoas.

Popularizada principalmente na última década, a Ilha da Magia possui atrativos exóticos que atraem principalmente argentinos. Muito mais do que o elo de ligação entre continente e ilha, a Ponte Hercílio Luz (foto acima) é o cartão postal mais tradicional da cidade. Criada para consolidar Florianópolis como a capital catarinense, a construção possui quase 820 metros de extensão, torres de 74 metros de altura e é considerada a segunda maior ponte pênsil da América do Sul.

Impossível falar de uma ilha e não destacar suas belas praias. Ao norte é possível encontrar alguns dos paraísos naturais mais bonitos do país. A presença de bares, restaurantes, hotéis, lojas de artesanato, posto policial e estacionamento para ônibus de turismo garantem à Praia da Joaquina uma das melhores infra-estruturas da cidade, o que a transforma em uma das mais visitadas.

Outro point de Floripa é Praia Mole (foto), que atrai quem busca agito e paquera, além dos praticantes de surfe e parapente. Considerada a segunda com maior freqüência de argentinos, a Praia dos Ingleses é outro destaque da ilha. Além de receber turistas no verão, a região é característica por expressar a cultura açoriana. Festas folclóricas e religiosas e a pesca de tainha tomam conta da região durante o inverno.

Na cidade rica em paisagens naturais também encontram-se belas edificações construídas em séculos passados. Erguidas para proteger os arredores da ilha, alguns fortes se transformaram em prisões. Hoje, a Fortaleza São José da Ponta Grossa, por exemplo, abriga espaço para exposições e a região concentra o maior número de rendeiras do país.

Para quem quer fugir dos passeios tradicionais ou já conheceu os belos cartões postais da Ilha da Magia, uma boa opção é a Costa da Lagoa. O difícil acesso ao local preserva a cultura e os costumes do povo açoriano. Além da bela vista, a região possui pescadores e rendeiras que vivem como seus antepassados.

Visite outros belos lugares de Florianópolis:

- Fortaleza de N. Sra. da Conceição de Araçatuba
- Fortaleza de Santo Antônio de Ratones
- Praia do Jurerê

Foto da Praia Mole: Qlitoral

Atualizado em 6 Set 2011.

Mais notícias

Chuva de meteoros será visível na noite desta quarta-feira

Turismo

Brasil estreia contra a Suíça na Copa do Mundo de 2018; jogo será no dia 17 de junho

Turismo

Agora você pode comprar passagens de ônibus no Guia da Semana – e pelo melhor preço!

Turismo

Hotéis Mercure oferecem descontos a seus hóspedes em ingressos de espetáculos dos teatros ‘Bradesco’ e ‘Opus’; saiba mais

Turismo

Disney divulga primeiras imagens do parque do Star Wars

Turismo

5 opções de hospedagens para quem vai curtir o Rock In Rio 2017

Turismo