Guia da Semana



A cidade do churrasco e do chimarrão tem uma característica muito distinta das grandes capitais brasileiras, a tranqüilidade. Os 1,5 milhões de habitantes de Porto Alegre deixam a impressão de que o município vive a rotina de uma grande metrópole. Errado. Com ares de pequenas cidades, a terra dos gaúchos cultiva tradições e valoriza antigos símbolos.

Fim de tarde, clima diferenciado e uma ponte. O resultado é um dos mais belos pôr-do-sol do Brasil. Cartão postal de Porto Alegre, a Ponte do Guaíba (foto acima) representa muito mais do que a ligação entre a capital e o município de Guaíba. Com 23 metros de altura a ponte, cujo nome oficial é Getúlio Vargas, foi cenário do filme O Homem que Copiava.

Presente nos roteiros turísticos, a Usina do Gasômetro é um prédio referência na cidade. Antiga Termoelétrica, o local é destaque por possuir uma chaminé de 117 metros, facilmente visualizada em outros pontos da capital. Desativada em 1974, hoje a área é conhecida por abrigar um dos principais centros culturais do Estado. Os 18 mil m² oferecem restaurantes, bares, espaço para exposições, cinemas, entre outras atividades.

Reprodução fiel do gaúcho e sua vestimenta tipicamente campineira, a Estátua do Laçador se transformou em um dos símbolos de Porto Alegre, substituindo a Usina do Gasômetro. Localizado na entrada norte de Porto Alegre, próximo ao Aeroporto Internacional Salgado Filho, o monumento representa o voto de boas-vindas àqueles que chegam à cidade.

Outro patrimônio gaúcho digno do título de cartão postal é o Parque Farroupilha, popularmente chamado de Redenção. Com 40 hectares de extensão, a área verde possui atrativos comuns como pista de atletismo, aparelhos de ginástica, playgrounds e locação de bicicletas. Muito conhecida entre a população local, o Brique da Redenção comercializa desde artigos artesanais a móveis, todos os domingos.

Além de beleza, tradição e prestação de serviços básicos, o parque se destaca pela criatividade. Os mais preguiçosos podem percorrer todo o perímetro do parque a bordo de um trenzinho que não polui o ar da cidade. Para os usuários que buscam paz e tranqüilidade o local oferece espaço para redes de descanso, leitura ou contemplação. No lago da Redenção o visitante encontra os pedalinhos.

Conheça outros passeios na cidade:

- Casa de Cultura Mário Quintana
- Mercado Público

Fotos: Prefeitura Municipal de Porto Alegre

Atualizado em 6 Set 2011.