Guia da Semana


Largo do Pelourinho, um dos símbolos de Salvador

Um dos primeiros lugares a ser povoado no descobrimento do Brasil, a capital da Bahia é agraciada pela Baía de Todos os Santos, onde encontra-se lindas praias, ilhas e belas paisagens.

Bem conhecida pelo seu carnaval eletrizante, Salvador pode oferecer bem mais que o axé e o vatapá. Salvador reúne em um só lugar: museus, bares, restaurantes, igrejas, praças, lojas de roupas e artesanato e meuito mais, tudo isso está no Pelourinho, o símbolo da cidade. Com centenas de casas coloridas de arquitetura barroca, recentemente restaurada, a região abriga a maior concentração de turistas da cidade. O coração de Salvador tem pontos como, A Fundação Casa de Jorge Amado, o restaurante Sorriso de Dadá, a sede do Olodum, a Igreja dos Negros, a Ladeira e Igreja do Carmo, a Praça da Sé e até o escadão onde foi gravado a série O Pagador de Promessas.

Mas não é só de história que vive a cidade. Bom próximo dali está o Elevador Lacerda, que interliga os 72 metros da praça Tomé de Souza, na Cidade Alta, à Praça Cayru, na Cidade Baixa. Contruído em 1873, pelo engenheiro Antônio Lacerda, o elevador transporta, em média, 28 mil pessoas por dia em suas quatro cabines. Com duração de 30 segundos, a viagem pelo elevador custa cinco centavos.

Ao chegar na parte inferior, caminhe e confira o Mercado Modelo, que reúne diversos artesanatos e lembranças típicas de Salvador. Vale a pena andar um pouco pelo dois andares e pechinchar por bons preços até conseguir tudo que quer. Os produtos vão de colarzinhos a berimbaus de mais de um metro.

É de lá que vêm as famosas fitinhas do Senhor do Bonfim. Com uma média de 3 mil visitantes por dia, a Igreja do Bonfim é o templo mais procurado da Bahia. Além dos pedidos pela fita, a igreja também possui uma sala dos milagres. O lugar pode ser visto de quem chega pelo mar da Baía de Todos os Santos.

Se a escolha é sair de monumentos históricos e apreciar a região das praias uma opção é o Farol da Barra, localizado em um dos cartões postais de Salvador, o Forte de Santo Antônio da Barra. A região é muito frequentada por surfistas e visitas monitoradas podem ser feitas no Forte.


Conheça outros pontos turísticos de Salvador

- Dique do Tororó
- Praia da Barra
- Praia da Itapuã

Atualizado em 6 Set 2011.