Guia da Semana

Seus gostos não conferem muito com os seus, mas é dia dos pais. E, para passar mais tempo com ele, não custa fazer programas mais distintos e sérios, como aproveitar o belo ambiente de uma casa de chá, um centro de cultural tradicional ou a apresentação de música erudita. Relaxe e aproveite tanto a companhia do pai como esse roteiro.

São Paulo

No domingo 8 de agosto, às 17 horas, a Sala São Paulo receberá o pianista Nelson Freire sob a batuta do regente Roberto Minczuk. Na sessão, composições de Shostakovitch, Beethoven e Cláudio Santoro. Haverá também participação da Orquestra Sinfônica Brasileira. Os ingressos variam de De R$ 39,00 a R$ 121,00.

Fotos: Divulgação

A Fundação Maria Luisa e Oscar Americano possui importante acervo de arte colonial

Outro programa é conhecer a Fundação Maria Luisa e Oscar Americano. No bairro do Morumbi, a instituição guarda importante acervo com peças da arte sacra colonial, artefatos históricos e telas de grandes mestres da pintura moderna, com Segall, Portinari e Di Cavalcanti. Além do museu, o parque é um convite à contemplação de espécies botânicas e de pássaros, constituindo um espaço de rara beleza. Para finalizar, degustar pães e doces da Casa de Chá.

A data será também a última oportunidade de ver a mostra Design Brasil - 101 anos de história, no Museu da Casa Brasileira. Da cama Patente, uma das primeiras obras de marcenaria nacional, até os atuais ícones como as cadeiras assinadas pelos irmãos Campana, a exposição traz 48 representantes da produção brasileira. O belo jardins de esculturas completa o programa.

Rio de Janeiro

Uma visita ao Campo dos Afonsos, na região Oeste da cidade, é uma volta ao tempo da história militar brasileira. Lá está localizado o Museu Aeroespacial, com mais de 15 mil m², incluindo um prédio de dois andares e cinco hangares em anexo. Lá há relíquias aéreas como naves de treinamento, os primeiros helicópteros comprados pela Força Aérea Brasileira e aviões de combate. A entrada é gratuita.


Após dois anos fechado, o Theatro Municipal reabre para vesperais e apresentações

Recém-aberto depois de uma reforma completa, o Theatro Municipal do Rio de Janeiro volta a ser uma das referências da música erudita do país. Duas récitas acontecem no dia dos pais. Pela manhã, o programa OSB Jovem, com peças de Wagner, Weber e Dvorák. A regência é de Marcos Arakaki e conta com a participação do violoncelista Denis Parker, da Rio Cello Encounter. Já às 17h, a série Portinari, com o pianista Arnaldo Cohen.

Quem preferir assistir a uma peça de teatro não pode perder Loba de Ray-ban, no Teatro Carlos Gomes. O texto de Renato Borghi conta história de um triangulo amoroso vivido por uma atriz, seu ex-marido e a jovem amante dele. No elenco, Christiane Torloni, Leonardo Franco e Maria Maya.

Porto Alegre

No centro histórico da cidade, o Santander Cultural traz a exposição Horizonte Expandido. Com 72 obras de 16 artistas, a mostra apresenta os caminhos tomados por artistas dos anos 1960 e 70 que seriam decisivos para a atual produção de arte contemporânea. Fotografias, instalações, pinturas, reproduções e vídeo estão entre as técnicas utilizadas. O prédio, no estilo eclético, por si só já vale a visita, podendo ser complementada nas demais instituições próximas ao local.

Curitiba


Obra de Marcello Grassmann, em exposição no MON

Sombras e sortilégios é uma das exposições em cartaz no Museu Oscar Niemeyer. As gravuras feitas em nanquim e água forte por Marcello Grassmann mostram seres fantástico inspirados no universo medieval. São cavaleiros, ogros, castelos de rara beleza, conduzindo o expectador para uma outra terra. Outro destaque são as telas do equatoriano Ernesto Guayasamin, revelando a força da América Latina dos anos 1960 até os dias atuais.

Belo Horizonte

O escultor mineiro Artur Pereira ganha individual no Instituto Moreira Salles. As peças em madeira retratam tatus, pacas, bois, entre outros animais, além de cenas o universo sertanejo do artista. Enfileirados, eles constituem totens, traçando paralelos com símbolos da religiosidade popular.

Atualizado em 6 Set 2011.