Guia da Semana

Foto: Wikipédia


Nessa época do ano, em que o calor escaldante começa a dar uma trégua, passear com a família, amigos ou mesmo sozinho ao ar livre passa a ser uma ótima opção de lazer. Até mesmo para realizar exercícios físicos nos parques o clima está mais propício.

Em São Paulo, a galera que curte malhar e correr fora das academias pode ir ao Parque do Ibirapuera e ao Parque Villa-Lobos, que apresentam ótima infraestrutura para isso. Para a criançada se divertir e os adultos aproveitarem o embalo, os parques de diversões Hopi-Hari e Playcenter são boas pedidas.

Os cariocas podem vir a frenquentar ainda mais a belíssima Lagoa Rodrigo de Freitas, que é um dos melhores lugares do Rio de Janeiro para fazer exercícios, andar de bicicleta ou de patins. O esplendor do Jardim Botânico da cidade-maravilhosa dispensa comentários e convida a todos para desfrutar de suas belezas naturais.

A Praça JK e o Parque das Mangabeiras, em Belo Horizonte, são dois espaços belíssimos e indicados para as pessoas que gostam de lugares bem arborizados. O segundo é um dos maiores parques urbanos do País, com 2,3 milhões de metros quadrados.

O Paraná, que também é abençoado por Deus e bonito por natureza, atrai muitos visitantes até sua capital para admirar a indescritível beleza do Jardim Botânico Fanchette Rischbieter (foto), com seu paisagismo em formas geométricas e estufa de flores.

Com a diminuição de incidência do sol, a sensação térmica na Praça do Japão, em Curitiba, fica ainda mais amena com a arborização de 14 mil metros quadrados. O lugar ainda conta com um lago de carpas, 30 árvores cerejeiras enviadas do Japão, cerimônia do Chá (às quintas-feira) e um museu.

Um dos pontos turísticos da capital brasileira é o Lago Paranoá, que tem 40 quilômetros quadrados de extensão, com algumas praias artificiais. Ao redor do Lago há vários bares e restaurantes, que são ótimos para um happy hour.

Em Brasília, há também o Parque da Cidade Sarah Kubitschek, que é o espaço ideal para se exercitar, com quadras de esportes, hípica, ciclovia, pista de skate e playground para divertir os pequenos. O Parque fica ainda mais bonito com o lago e a Praça das Fontes, elaborada pelo paisagista Burle Marx.

Atualizado em 6 Set 2011.