Guia da Semana

O Dia dos Namorados deste ano cai num sábado. Isso, por si só, já é um convite a um convite para não ficar em casa. Para auxiliar na hora de escolher aonde levar o seu par, selecionamos as melhores opções de passeios em cinco capitais. Há alternativas para todos os bolsos e gostos, então, anote a que se encaixa melhor nos seus planos.

São Paulo

Maureen Bisilliat

Foto: Maureen Bisilliat/Divulgação


Em cartaz até 4 de julho, a exposição Maureen Bisilliat: Fotografia reúne mais de 200 imagens da autora na Galeria de Arte do Sesi, na Avenida Paulista. Com registros que vão desde o interior do Brasil até locais como China e Japão, a mostra conta com a própria fotógrafa entre os curadores. Radicada por estas bandas desde 1957, Maureen Bisilliat trabalhou para a Editora Abril, onde publicou em revistas como a Realidade, que marcou época no jornalismo brasileiro.

A Alma Boa de Setsuan

Foto: Divulgação


Estrelada por Denise Fraga, a peça A Alma Boa de Setsuan foi escrita por Bertold Brecht no início dos anos 40. Ambientado na China, o enredo gira em torno de três deuses que descem à Terra em busca de pelo menos uma alma boa. Na jornada, eles encontram a prostituta Chen Te, que lhes abriga durante uma noite e lhes convence - mesmo sem ter a intenção - de que ela é a boa alma que tanto procuravam. A partir disso, o dramaturgo alemão levanta a discussão de como é complicado ser bom vivendo em um mundo extremamente competitivo.

Parque Burle Marx

Foto: Divulgação


Com mais de 130 mil metros quadrados, o Parque Burle Marx está estabelecido onde era a antiga residência do empresário Baby Pignatari. O local abriga um conjunto artístico paisagístico formado por uma escultura painel de alto e baixo relevo, jardins específicos, espelhos d´água e uma composição de 15 palmeiras imperiais. Além disso, ainda há trilhas e um lago em meio à Mata Atlântica nativa. Desenhado em 1950 pelo paisagista que lhe empresta o nome, o parque passou por uma reforma no início dos anos 1990.

Rio de Janeiro

As Mulheres de Branco

Foto: Divulgação


Escrita e interpretada por Celso André sob a direção de Alcemar Vieira, a comédia As Mulheres de Branco é uma opção para quem quer se divertir no Dia dos Namorados. Em cartaz até 4 de julho no Teatro Candido Mendes, a peça mostra os conflitos de uma noiva que não acredita no amor, uma médica sem vocação e uma mãe de santo sem fé. Além das três vestirem branco por conta dos papéis sociais que representam, elas têm um desejo em comum. Vale conferir.

Vista Chinesa

Foto: Divulgação


Passeio típico de apaixonados, a Vista Chinesa, no Parque nacional da Tijuca, conta com um mirante que fica 380 metros acima do nível do mar. Por conta de sua altura, o local proporciona a visão do Cristo Redentor, da Lagoa Rodrigo de Freitas, do Pão de Açúcar e de diversas praias da zona sul. Erigido em 1903, o monumento é uma homenagem aos chineses que chegaram à cidade em meados do século XIX para cultivar chá.

Porto Alegre

Roberto Carlos

Foto: Divulgação


Após uma turnê pelas Américas, o rei Roberto Carlos retorna a Porto Alegre para um show especial no Dia dos Namorados. Programa mais romântico, impossível! A apresentação se dará no ginásio do Gigantinho e será a primeira do cantor no país desde a morte de sua mãe, eternizada na canção Lady Laura. No repertório, clássicos como Emoções, Detalhes e A Namoradinha de Um Amigo Meu estão garantidos.

Florianópolis

Foto: Divulgação


No Dia dos Namorados, a cantora Gal Costa fará uma apresentação única em Floripa. Dona de uma das vozes mais belas e marcantes da música brasileira, a artista será acompanhada por Luiz Meira em sua apresentação na capital catarinense. Na ocasião, os casais apaixonados serão embalados por canções como Sorte, Baby, Meu Bem Meu Mal, e Folhetim.

Belo Horizonte

Foto: Divulgação


Sob a curadoria de Marconi Drummond, a exposição Coisário Cassino Museu reúne nomes importantes da história da arte inglesa. Além disso, a mostra apresenta ao público belo-horizontino pinturas do italiano Elyseo Visconti, que até então nunca tinham sido expostas em sua integralidade. Em cartaz até 27 de junho no Museu de Arte da Pampulha, o MAP, a exposição marca o início do colecionismo do estabelecimento.

Atualizado em 6 Set 2011.