Guia da Semana

Foto: Vilma Oliveira

A peça BarbAzul se inspira no conto do francês Charles Perrault

Até o fim de novembro, Belo Horizonte exibe diversas exposições interessantíssimas com entrada gratuita. Uma delas é Amazônia, a arte, que está em cartaz em várias galerias da cidade. Pinturas, fotografias, vídeos e instalações apresentam conhecidos artistas do norte do país e tambémas principais revelações.

Os costumes tupiniquins são outro tema da mostra itinerante Rio São Francisco Navegado por Ronaldo Fraga: Cultura Popular, História e Moda. O estilista homônimo retrata suas impressões da viagem de dois meses pelos mares do "Velho Chico" em objetos e instalações, da Galeria Alberto da Veiga Guinard.

Outra exposição de destaque é Emoções em Cores, que homenageia o centenário da Academia Brasileira de Arte Cultura e História com esculturas, pinturas a óleo e acrílicos sobre tela. Com curadoria de Wal e Samir Chelala, pode ser visitada no Mercure BH Lourdes.

Das peças teatrais, vale a pena conferir Barbazul, inspirada no livro Mulheres que Correm com Cobos, de Clarissa Pinkola Estes.Com direção de Ângelo Mourão, os personagens de um conto infantil francês sãorecriados no palco.

Mas a grande novidade do ano na capital mineira e belíssima opção para passeio durante o feriado ou fim-de-semana é o Aquário da Prefeitura. Além de ser o maior de água doce do do Brasil é também o primeiro a retratar exclusivamente a vida das espécies da Bacia do Rio São Francisco.

Atualizado em 6 Set 2011.