Guia da Semana

Por Juliana Couto

Já que o feriado do Dia de Finados, em 2 de novembro, quebra a rotina paulistana, o Guia da Semana propõe outra ruptura: pegue o carro e saia de São Paulo. Com atrações próximas, destinos como Guarujá, Águas de Lindóia, Itú e Ilhabela atendem a todos os gostos. Há opções para famílias, turmas, casais; aos que querem curtir um passeio rápido e aos que preferem aventurar-se, ainda que por um dia. Com viagens que duram em média até três horas, faça as malas e caia na estrada.

A 87 km de São Paulo, o Guarujá é destino certo para quem quer boas praias, sol e diversão. Instalado no famoso (e disputado) litoral Norte, tem atrativos como o Acqua Mundo, verdadeiro complexo aquático – para animais. Quem visita as águas? Tubarões e cardumes de mar aberto. O visitante pode até tocar em filhotes marinhos.

Mas não dá para ir até o Guarujá e não dar uma passadinha na areia. Se a pedida é sossego, atravesse a trilha a partir da Praia Preta e enfrente o lago formado por cachoeira para chegar até a Praia de Camburi. Deserta, é boa para surf. A badalação fica na Praia de São Pedro, dona de mar verde, ondas fortes e areia clara. Lá está instalado o Resort São Pedro, condomínio de casas luxuosas. O acesso é controlado de acordo com as vagas do estacionamento. Quem quiser vista de paraíso pode até pegar uma fila.

A estância hidromineral Águas de Lindóia, distante 163 km da capital paulista, é caminho para os amantes do interior. É destino de ecoturismo e dispõe de atividades como rapel, trekking, rafting, cascading, arvorismo e tirolesa. Engana-se, porém, quem acha que lá não tem sol e água fresca. O Balneário Águas de Lindóia reserva piscinas, toboáguas e tobogãs. Há ainda fonte de águas minerais, banhos de imersão e massagens.

Já a Praça Adhemar de Barros possui jardins e lago com fonte luminosa. Boa opção para visitante de primeira viagem, a praça foi projetada pelo paisagista Burle Marx. Dá para conhecer o ambiente do município em um passeio de charrete.

Quem preza pela tranquilidade, mas não quer ficar em casa, pode seguir por cerca de 100Km pela Rodovia Castelo Branco e passar o dia no Pesqueiro Maeda,em Itu. Além de tanques com diversos tipos de peixes, o espaço ainda conta com toboágua para crianças, teleférico em meio à mata nativa, pedalinho, passeio a cavalo, trilhas e arvorismo. Se quiser esticar a viagem, pode hospedar-se nos chalés da pousada.

Se quiser chegar até a cidade, uma opção de passeio é o Parque do Varvito, onde fica a Gruta Lágrima do tempo, cujos desenhos da rocha lembram lágrimas. Já se estiver a fim de pegar uma balada, é em Itu que está uma das casas mais tradicionais do interior de São Paulo, a Anzu Club.

A 207 km de São Paulo, Ilhabela tem beleza em toda a extensão, com praias boas para surf, esportes náuticos, com acesso por trilha, desertas ou de águas cristalinas. Mais de um milhão de turistas visitam a ilha a cada verão, mas não se preocupe com super lotação. As melhores praias têm acesso por barco ou por trilha. Além dos visitantes, quem domina a região são os borrachudos. O repelente é item essencial na bagagem.

Com acesso por barco ou caminhada de 4 horas a partir de Borrifos, a Praia do Bonete é dona de mar azul, formada por pousada e vila de pescadores. O canto direito reserva boas ondas para surf. Já a Cachoeira do Gato, localizada na Baía dos Castelhanos, tem queda d’água com mais de 50 metros de altura. Para chegar, enfrente caminhada de pelo menos 30 minutos, preferencialmente com guia. Antes ou depois de banhar-se nos poços, visite a Praia dos Castelhanos, boa para surf e dona de dois rios que desembocam no mar.

Atualizado em 10 Abr 2012.