Guia da Semana

Por Roberta Nomura

Paisagens exuberantes, visitas comerciais, belas edificações, passeios ecológicos. Os 332 quilômetros quadrados da capital mineira oferecem diversas opções de lazer em uma única cidade.

Durante o dia, uma boa dica de passeio são as feiras da cidade. Vale conhecer o artesanato mineiro e aproveitar para fazer umas comprinhas. A mais famosa é a Feira de Artesanato da Afonso Pena. Um trecho da avenida é fechado aos domingos e cerca de 3 mil barracas instalam-se por lá.

Para quem preferir mais conforto, a cidade possui vários shoppings. Destaque para o BH Shopping, onde algumas lojas e a praça de alimentação funcionam durante a Sexta-feira Santa (14).

Mas o que difere o terceiro maior centro urbano do país dos demais municípios são as suas paisagens naturais. Símbolo da capital mineira, a Lagoa da Pampulha é o maior espaço verde da cidade, já que possui praças, parques e o Jardim Zoológico.

Belo Horizonte é também ponto de partida de passeios históricos e visitas a pontos turísticos. Quem está na Pampulha não pode deixar de conhecer a Casa do Baile, obra do arquiteto Oscar Niemeyer que também virou cartão postal da cidade.

Atualizado em 6 Set 2011.