Guia da Semana
Viagens
Por Redação Guia da Semana

Passeios em Brasília

Por Roberta Nomura

Impossível falar de um município conhecido como Cidade Monumento e não destacar suas belas edificações como ótimas opções de passeios. Brasília é um prato cheio para turistas e também moradores da cidade, que em seu cotidiano não notam a imponência da capital federal.

Símbolo representativo nacionalmente, o Congresso Nacional é considerado o verdadeiro cartão postal da cidade. A construção possui duas cúpulas: a maior e convexa, do plenário da Câmara dos Deputados, e a menor e côncava, que abriga o Senado. O projeto é uma das realizações preferidas de Oscar Niemeyer.

Assim como é difícil não associar a criação da capital ao presidente Juscelino Kubitschek, é inimaginável não citar o arquiteto de 98 anos, que assinou boa parte das obras que compõem a Cidade Monumento. Entre outros trabalhos de Niemeyer que viraram símbolo de Brasília estão o Palácio do Planalto e o Palácio da Justiça.

Mas nem só de grandes edificações é composto o município que em 21 de abril completa 46 anos. Para quem quer apreciar uma bela paisagem natural, o ideal é seguir rumo ao Lago Paranoá. Criada um ano antes da inauguração da capital, a área é uma espécie de moldura do Plano Piloto e tem finalidades de recreação, como a prática de esportes náuticos.

Para quem busca a tranqüilidade, nada melhor do que visitar uma igreja. Também projetada por Niemeyer, a Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida é uma das criações arquitetônicas mais bonitas de Brasília. O templo é formado por 16 colunas e tem 40 metros de altura, com capacidade para 4 mil pessoas.


Atualizado em 6 Set 2011.

Mais notícias

Conheça a cidade de Leuven, capital da cerveja belga

Viagens

8 passeios imperdíveis em Seattle, nos Estados Unidos

Viagens

10 passeios imperdíveis no bairro de Belém, em Lisboa

Viagens

Conheça a cidade medieval de Füssen, na Alemanha

Viagens

Conheça Panama Beach City, destino com praias paradisíacas e muita natureza na Flórida

Viagens

9 passeios imperdíveis em Alfama, bairro tradicional de Lisboa

Viagens