Guia da Semana

O amor está no mar! Tem coisa mais energizante do que sentir a brisa, encarar as ondas e lavar a alma com água salgada? Não tem não. Só quem é apaixonado pelo mar entende a positividade e a calmaria que uma boa tarde à beira do mar traz para a nossa vida corrida e agitada. Por sorte, o Brasil é rico em belas paisagens marítimas para você desbravar - tá esperando o que para mergulhar de cabeça em novos passeios turísticos exóticos?

Reunimos o que temos de melhor em território brasileiro nessa lista de 12 passeios exóticos que todo apaixonado pelo mar tem que fazer uma vez na vida. Prepare seu cofrinho de viagem - porque você vai querer embarcar em cada um deles:

1. Participar da abertura de ninhos de tartarugas marinhas


Shutterstock

O Projeto Tamar, instituição responsável por cuidar das tartarugas marinhas brasileiras, promove em diversos estados um evento para a abertura de ninhos de tartaruga, a fim de promover a conscientização da população sobre a preservação da espécie e do meio ambiente. Trata-se de um verdadeiro espetáculo sobre areia - um grande número de pessoas se reúne para assistir os filhotes caminharem até o mar sempre que este evento é anunciado. O Projeto Tamar atua em Fernando de Noronha (PE), Praia do Forte (BA), Ubatuba (SP), Florianópolis (SC), entre outras cidades. Para informações sobre datas e locais, acompanhe no Facebook.

2. Fazer o passeio de barco por Arraial do Cabo


Reprodução Instagram / @viviane.penhalber

Arraial do Cabo é conhecido como o "Caribe brasileiro" - e não é para menos né. Banhada por mares de água azul cristalina, a cidade da Região dos Lagos (RJ) atrai muitos amantes da água salgada. O que você precisa fazer uma vez na vida por lá é o passeio de barco, que dura, em média, 4 horas e visita as mais belas paisagens da região. Além das famosas praias (como a Praia do Forno, o Pontal do Atalaia (Prainhas) e a Ilha do Farol), o passeio passa pela Gruta Azul (foto), uma formação rochosa de 30 metros de extensão e 15 de altura que tem paredes internas de tons dourados e prateados, que refletem o azul da água e deram à gruta esse nome.

3. Passear de escuna ou barco pela Baía dos Golfinhos


Shutterstock

Localizada na Praia da Armação da Piedade, em Santa Catarina, a Baía dos Golfinhos faz jus a seu nome abrigando diversos golfinhos da espécie tucuxi em suas águas. Quem nunca sonhou em ver um desses animais fantásticos de perto? É possível fazer passeios de escuna ou barco e assistir de perto à "dança" dos mamíferos aquáticos, que pulam sobre as águas durante o tour. Até da areia é possível observar o espetáculo dos golfinhos na baía.

4. Banhar-se na cachoeira do Saco Bravo, que deságua no mar


Acervo Ecoguias / Divulgacão

Existem poucas cachoeiras com queda d'água diretamente no mar que permitem que as pessoas se banhem. Na cachoeira do Saco Bravo, localizada em Paraty (RJ), é possível desfrutar dessa experiência por causa de suas formações rochosas, que criam uma piscina natural entre a queda d'água e o mar aberto. Além de se refrescar na cachoeira, você ainda curte uma piscina natural (com o melhor efeito de "borda infinita") e uma paisagem de mar aberto sensacional. Para acessar a cachoeira, só por meio de trilha de dificuldade intermediária e de cerca de 4 horas.

5. Nadar com tartarugas em Ilha Grande


Shutterstock

Ilha Grande, localizada em Angra dos Reis (RJ), também é conhecida como "Ilha das Tartarugas" - e esse apelido não foi lhe dado à toa. A região é muito famosa por abrigar tartarugas marinhas, que nadam livremente pelas águas calmas que rodeiam a ilha. É possível praticar mergulho e, muitas vezes, chegar tão perto dos animais a ponto de poder tocar em seu casco (com muito cuidado e respeito, obviamente). A espécie mais comum de se encontrar na região é a tartaruga verde (foto), que, além de maravilhosa, é muito inteligente e dócil.

6. Ver golfinhos de pertinho na Baía Formosa


Shutterstock

Localizada no Rio Grande do Norte, num vilarejo ao lado da famosa Praia da Pipa, está a Baía Formosa. Por tratar-se de uma região de pesca, é muito comum avistar golfinhos alimentando-se por ali, dançando por entre os barcos dos pescadores. Para quem quiser vê-los de pertinho é possível realizar um tour monitorado. A paisagem também é linda vista de cima, da Praça Pôr do Sol, de onde é possível observar os golfinhos saltando no mar.

7. Visitar os navios naufragados de Abrolhos


Shutterstock

A cidade de Abrolhos, na Bahia, é repleta de praias paradisíacas. Famosas pelos seus corais e bancos de areia, os mares dessa região guardam outro segredo: há quatro navios naufragados em Abrolhos. É possível praticar mergulho e, para deixar tudo mais interessante, visitar os navios que estão abandonados debaixo d'água! O mais famosos deles é o navio alemão Santa Catarina, naufragado durante a Primeira Guerra Mundial.

8. E aproveitar a temporada de avistagem de baleias no Parque Nacional Marinho


Shutterstock

É também em Abrolhos (BA) que fica localizado o Parque Nacional Marinho, famoso no litoral baiano pela avistagem de baleias. Centenas de baleias jubarte visitam as águas calmas e mornas da Bahia, principalmente entre os meses de julho e novembro. O espetáculo dessas majestosas criaturas é de enriquecer os olhos - coisa que todo apaixonado pelo mar e pela vida marinha tem que ver uma vez na vida.

9. Mergulhar com os peixes nas águas translúcidas de Fernando de Noronha


Shutterstock

O arquipélago de Fernando de Noronha já é famoso por suas águas cristalinas - que chegam a ter visibilidade de 50 metros de profundidade. Com 16 pontos para mergulho na região, a prática é requisito obrigatório para qualquer um que queira desbravar a imensidão azul. É possível nadar com peixes, golfinhos, tartarugas e outras espécies marinhas, fazendo deste passeio uma experiência inesquecível.

10. Relaxar na piscina natural do Cachadaço


Shutterstock

A piscina natural do Cachadaço, localizada no litoral de Vila de Trindade (RJ), é um checklist obrigatório para os apaixonados pelo mar! Rodeada por grandes rochas, forma-se uma reserva natural com a água do mar, perfeita para relaxar na calmaria da maré e se esticar nas pedras sob o sol. A água é cristalina e a paisagem é simplesmente sensacional!

11. Aventurar-se pelas piscinas naturais de Galés


Shutterstock

Maragogi, localizado no estado de Alagoas e a 125 km da cidade de Maceió, possui belíssimas piscinas naturais em seu território. O maior e mais famoso conjunto de piscinas é o de Galés, povoado por belísimos corais e espécies de peixes. Esta é uma região altamente indicada para mergulho, principalmente se você quer entrar em contato com o seu lado "sereia(o)" de ser!

12. Esticar-se nas redes da Lagoa do Paraíso


Shutterstock

Jericoacoara tornou-se o point para o verão brasileiro - principalmente para quem ama mar, sol e praia. A charmosa vila de pescadores oferece o máximo de sossego para quem quer relaxar. Na Lagoa do Paraíso, ficam esticadas redes rústicas que possibilitam ao visitante se esticar e curtir o dia sob o balanço das ondas. Que tal relaxar nesse oásis marítimo?

12 lugares paradísiacos para conhecer com os amigos se vocês amam acampar

Que tal trocar um hotel 5 estrelas por um hotel de 5 BILHÕES de estrelas?

10 lugares com água tão cristalina que você não vai acreditar que são no Brasil

Não é o Caribe, as Maldivas nem o Mar Mediterrâneo - Tudo isso aqui é BRASIL!

12 viagens incríveis para fazer com os amigos nesse verão

Praias exóticas, piscinas naturais e paisagens paradisíacas - partiu?

Por Luísa Celiberto

Atualizado em 22 Nov 2016.