Guia da Semana

Foto: Embratur/ Sandboard


Esporte radical que mistura as manobras de skate, surfe e snowboard, o Sandboard é uma das atividades mais praticadas nas Dunas da Joaquina. O público tem a possibilidade de curtir a adrenalina deslizando nas paredes de areia com mais de 40 metros de altura e arriscar até algumas manobras radicais. O passeio acontece diariamente e custa em média R$ 10,00 por 30 minutos.

Criado em 1980, o projeto Tartarugas Marinhas (Tamar) tem como objetivo proteger a espécie de extinção no litoral brasileiro. Na Barra da Lagoa fica a sede na região Sul, com monitores treinados para atender os interessados em conhecer as ações e as espécies de tartarugas-marinhas que passam pelos costões locais para se alimentar.

Composta por quatro instalações, a mostra Pneumatóforos pretende estabelecer um diálogo entre arte, tecnologia e meio ambiente, estimulando os visitantes a uma percepção sensorial do mangue. Os artistas plásticos Cristina Oliveira, Edgar Colares e Yara Guasque incentivam a interação do público com a arte, na Fundação Cultural Badesc, até 12 de novembro.

Quem quiser ter a sensação de liberdade e adrenalina, pode optar pelos cursos de parapente, prática e ensino de vôo livre, na escola Parapente Sul. Os instrutores são credenciados e habilitados, oferecendo as aulas nas dunas da praia de Joaquina e nas dunas da avenida das Rendeiras, na Lagoa da Conceição.

Praticar atividades físicas, conhecer áreas preservadas da Mata Atlântica e ainda entrar em contato com a natureza. A Trilha da Lagoinha do Leste atravessa o Parque Municipal com o mesmo nome e é muito utilizada por pescadores, surfistas e freqüentadores da praia que costumam acampar na restinga no final da trilha e nas margens da laguna próxima ao costão norte.

Atualizado em 31 Jan 2013.