Guia da Semana

Divulgação
Considerada uma das maiores pontes pênseis do mundo, a Hercílio Luz é destaque em Floripa

Uma porção de terra cercada de belezas por todos os lados, essa é a melhor definição para Florianópolis. O turista que chega na ilhazinha e acha que vai encontrar somente a beleza das praias, depare-se com um roteiro inesquecível, que mistura cultura, lazer, aventura e muita diversão. Saiba quais são os pontos turísticos e prepare-se para uma visita.

Pontos turísticos

Ponte Hercílio Luz (+ sobre o local)
É uma das maiores pontes pênseis do mundo, com o peso de cinco mil toneladas. Foi construída e projetada durante o governo de Hercílio Luz, daí o nome. O projeto é de autoria dos engenheiros norte-americanos Robinson e Steinmann, e todo o material nela empregado foi trazido dos Estados Unidos.

Lagoa da Conceição (+ sobre o local)
Este é o ponto turístico mais conhecido de Florianópolis e está situado no centro da Ilha de Santa Catarina. O local reúne praias, dunas, montanhas e a maior lagoa da cidade, sendo a região mais procurada pelos praticantes de esportes radicais. Além das paisagens naturais, tem uma vida noturna agitada.

Mercado Público Municipal (+ sobre o local)
O estabelecimento possui 140 boxes, onde é possível encontrar roupas, utensílios e artesanato. O prédio, com os diversos bares do vão central, é um ponto de encontro, tanto para os nativos quanto para os turistas, bem como palco de manifestações populares, como festas de carnaval.

Fortaleza São José da Ponta Grossa (+ sobre o local)
No norte da ilha de Santa Catarina, a 25 km do centro, o monumento fica próximo à praia de Jurerê, região nobre de Floripa. Depois que foi dominado pelos espanhóis, o local ficou abandonado. Atualmente dá espaço para a divulgação e venda do trabalho artesanal das rendeiras, atividade típica dos habitantes.

Antiga Alfândega (+ sobre o local)
Localizada em Sambaqui, tradicional vilarejo de pescadores, o local funcionava como posto fiscal que controlava a chegada de navios à Baía Norte. A área é preservada como patrimônio natural do município, considerado reduto da tradição lusitana. A criação de ostras é uma prática da região.

Morro da Cruz (+ sobre o local)
Mesmo não sendo o ponto mais alto da Ilha de Santa Catarina, o Morro apresenta a vista panorâmica mais completa da cidade. A vantagem do mirante é o fácil acesso. Quando Florianópolis era Nossa Senhora do Desterro, o morro era uma espécie de "corta caminho" entre a capital e o bairro da Trindade.

Atualizado em 6 Set 2011.