Guia da Semana

Por Douglas Brito

Percorrendo os principais pontos históricos, naturais e culturais de Porto Alegre, a Linha de Turismo faz um trajeto de 28 quilômetros com duração média de 80 minutos. Os horários de partida começam às 9h da manhã e vão até o fim da tarde. Mas atenção para a dica: agende para não esperar muito, principalmente nas férias e feriados.

Dentro do Parque Estadual Delta do Jacuí, a Ilha da Pintada passou por colonização açoriana, deixando traços na cultura local e pode ser sentida pelas lendas e as crenças dos atuais ilhéus. Atualmente, a pesca artesanal é é o meio de subsistência da ilha. Um passeio por lá dura seis horas e pode ser marcado em qualquer agência de turismo da região. A programação inclui passeio de barco, caminhada na orla e almoço típico com peixe-na-taquara.

Há 148 metros do nível do mar, o Morro Santa Teresa permite uma visão panorâmica da orla do lago Guaíba ao longo dos parques Marinha do Brasil e Maurício Sirotsky Sobrinho (Harmonia). Do belvedere Ruy Ramos, no seu topo, ainda se pode avistar parte das ilhas do arquipélago, a Usina do Gasômetro e o Centro de Porto Alegre.

O mais antigo e tradicional parque de Porto Alegre, o Parque Farroupilha oferece lazer para todas as idades. Além de serviços comuns como pista de atletismo, aparelhos de ginásticas, playgrounds e locação de bicicletas, o usuário tem à disposição opções variadas. No lago da Redenção, o visitante encontra pedalinhos. As áreas infantis oferecem brinquedos tradicionais, além de mini-zoológico e diversões mais modernas. O famoso brique da Redenção comercializa discos, móveis, louças e revistas aos domingos. Outros destaques do parque são a volta no trenzinho e o orquidário.

Criado em 1931, às margens do Lago Guaíba, o Balneário Ipanema foi, durante muito tempo, apenas um local de veraneio. No início dos anos 90, a Prefeitura iniciou as obras de conservação do lugar, como parte do projeto Guaíba Vive. Em 1992, a praia ganhou um calçadão e, em 1994, uma ciclovia, espaço para churrasqueiras, área de esportes e bares.

Com 115 mil metros quadrados, o Parque Moinhos de Vento atrai centenas de pessoas para a prática do cooper. A infra-estrutura esportiva oferece, ainda, campo de futebol, quadras de tênis, bocha, aparelhos de ginástica e pista de patinação. A sede administrativa, uma réplica de moinho, é cercada por um largo artificial e uma mini-cascata possibilita a vida aquática para a fauna composta por tartarugas, gansos, marrecos e peixes. O parque também conta com playground e com uma Biblioteca Ecológica Infantil, repleta de atividades para a criançada.

Atualizado em 6 Set 2011.