Guia da Semana

Na hora de programar um passeio com o pai que gosta de agito, diversidade é uma das principais palavras. Exposições de arte tecnológica, musicais, lugares públicos bem freqüentados são algumas das preferências do paizão. Veja algumas opções.

São Paulo

Fotos: Divulgação

Interação tecnologia - público é um dos atrativos do 11º FILE

Cinética, games, filmes e todas as formas de expressão que abordam a crescente interação de tecnologia com o universo artístico estão no 11º Festival Internacional de Linguagem Eletrônica (FILE). Realizado no espaço FIESP, o público é convidado a se envolver com as obras, seja através de suportes tecnológicos colocados no corpo, imersão em realidade virtual e até mecanismos de co-autoria.

Para quem gosta mesmo é de ver gente bonita, a aposta é no musical Cats, em cartaz no Teatro Abril. A produção traz o mesmo cenário que faz sucesso há 20 anos nos palcos do mundo com a história de um grupo de gatos que disputam para saber quem vai conhecer o mundo dos humanos. A versão brasileira conta com a cantora Paula Lima no papel principal, além de outros 37 atores.

Rio de Janeiro


Espaço do Oi Futuro, no Flamengo, mostra a evolução das comunicações

A relação entre arte e tecnologia também é a marca dos espaços Oi Futuro. Na unidade do Flamengo, a instituição detém importante acervo de fotografias e filmes que contam a história da evolução das comunicações. Em destaque a exposição Avenida Brasil, 500, com fotos da trajetória do Jornal do Brasil em sua antiga sede, na área portuária da cidade e que batiza a mostra. Já no espaço de Ipanema, vasta programação musical e intervenções artísticas.

No domingo será o último dia para ver a elogiada atuação de Lucianan Borghi na peça Electra de Copacabana no Teatro Solar de Botafogo. A releitura do mito grego para os dias atuais mostra uma destroçada família de classe média após a perda do pai. A música é de Fasto Fawcett.

Salvador

Se a capital baiana é uma festa, o Pelourinho é o seu epicentro. São diversas galerias de arte, espaços culturais, museus, sedes de organizações não-governamentais e igrejas, além de bares e restaurantes, transformando o local num grande caldeirão cultural. A mistura ficou ainda mais quente com as atividades do Pelourinho Cultural, programa da Secretária da cultura do Estado e do instituto de patrimônio. Todo o fim de semana, uma grande festa com artistas de diversos gêneros da música, do jazz ao samba de coco, acontece nas ruas do centro, chamando pais e filhos para dançar.

Porto Alegre


Cena da peça Mente Mentira, em cartaz no Theatro São Pedro

Na capital gaúcha, a peça em destaque é Mente Mentira, de Sam Shepard. Em sua primeira adaptação no Brasil, a obra aborda o encontro de duas famílias desestruturadas por meio do casamento de Jake e Beth, intepretados por Malvino Salvador e Fernanda Machado, respectivamente. Em cartaz no Theatro São Pedro, última sessão será no domingo do dia dos pais.

Florianópolis

Quem quiser um espaço que junta música, gastronomia e a bela paisagem da Guarda do Embaú deve apreciar o Espaço Porto Tabuleiro, no município de Palhoça. De bela paisagem, junta o mar com as águas claras do Rio das Madres. A área tem jeito de lounge, com sofás e áreas comuns com variada programação musical. Aproveite e prove a comida de uma das três casas ai instaladas: a Casa da Ostra, Tuca Creperia e o bar mexicano Los Frick.

Atualizado em 6 Set 2011.