Guia da Semana

Ar puro, espaço para atividades físicas, trilhas e muito verde ao redor. Não há programa melhor para o pai esportista. O ideal para a celebração desse dia com ele é deixá-lo à vontade para fazer a atividade que mais desejar, e convencê-lo a levar a lugares com essas características.

São Paulo

A meia hora de carro, a Estação Radical Adventure Park é feita para pais amantes da adrenalina. Todo e qualquer esporte com muito agito tem espaço por lá, como paredes de escalada, pistas para bike e o mountainboard, um skate feito para terrenos montanhosos e acidentados. Os pais tradicionais podem aproveitar com seus pequenos a piscina e os campos de futebol.

Foto: Getty Images

Moutain bike e outros esportes radiciais tem espaço no Estação Radical Adventure Park

A paixão de 9 em 10 pais pode ser vivida em toda sua potencia no Museu do Futebol. Num só lugar é possível conhecer a história do esporte, ver lances de partidas históricas, testar a potência do seu chute. A localidade, no estádio do Pacaembu, e o bom uso da tecnologia em painéis e imagens, fazem da experiência ainda mais completa.

Rio de Janeiro

Maracanã, praias, parques os mais diversos e praias. A Rio é uma verdadeira academia a céu aberto. Entre tantas opções, a que congrega mais alternativas para toda a família é a Lagoa Rodrigo de Freitas. Nas quadras, o espaço ideal para jogos de futebol e basquete. A pista com a bela paisagem é um convite à corrida e caminhadas. Em várias partes da sua extensão aparelhos de ginástica. Até os pets podem se divertir no Parcão.

Foto: Getty Images

Intrepida Trupe faz oficina e apresentação no domingo dos pais, em Santa Teresa

Aqueles que preferirem vivenciar as emoções circenses podem se aventurar nos Domingos Intrépidos. Organizado pela Intrépida Trupe no Parque das Ruínas, em Santa Teresa, a programação começa às 11 horas com oficinas de acrobacias para crianças e adolescentes. No dia, os pais serão chamados a participar. Após o passeio para o almoço no bairro, é hora de voltar para assistir às 16 horas a apresentação final da companhia.

Florianópolis

A Trilha do Travessão, no ponto alto do Morro da Lagoa da Conceição, é um desafio para nenhuma família aventureira botar defeito. Antigo caminho que ligava a cidade ao norte da Ilha, é uma área de preservação de Mata Atlântica e córregos. No início do percusso, a dificuldade é a subida, um plano inclinado por cerca de quatro kilometros. Ao final, o percurso fica ainda mais acidentado. É fundamental ir com roupas leves e respeitar a sinalização, bem como o limite de cada um. Ao final, o passeio reserva belas paisagens.

Porto Alegre

Foto: Wikipedia

Um dos recantos do Parque Estadual de Itapuã

A uma hora da capital, o Parque estadual de Itapuã é ideal para um dia dedicado à família. São quatro trilhas de dificuldade variadas, áreas para jogar futebol e outras atividades, tudo isso emoldurado pela paisagem da Laguna dos Patos e do Lago Guaíba, com praias de água doce para a diversão da família. Ainda há estabelecimentos para curtir pescaria e fazer lanches e refeições.

Belo Horizonte

O Parque das Mangabeiras é lugar garantido para respirar ar puro, desenvolver atividades físicas e curtir a família. O espaço faz parte da Serra do Curral, que delimita o município e acrescenta ainda mais beleza à BH. O paisagismo assinado por Burle Marx. Mas e a maior parte de seus 2,3 milhões de m² é ocupada por matas nativas. Além das atividades recreativas e faixas para corrida, caminhadas, ainda conta com forte programação musical.

Atualizado em 6 Set 2011.