Guia da Semana

Na hora de pensar os programas para agradar esse pai fã de pratinhos e ingredientes, pense em atividades para a interação de toda a família. O ideal é marcar o almoço em um local agradável para esticar a caminhada e transformá-la num gostoso passeio. Ou você mesmo por a mão na massa e fazer lanches para um belo piquenique.

São Paulo

Fotos: Wikipedia

Área interna do Mercado Municipal Paulistano, polo gourmet da cidade

Seja como ponto de início ou final do domingo, o Mercado Municipal Paulistano é um dos ícones da cidade que se orgulha em ser a capital da gastronomia mundial no hemisfério sul. A construção em estilo eclético é de 1923, é do arquiteto Ramos de Azevedo, responsável também pelo Theatro Municipal. Lá dentro, lanchonetes e restaurantes disputam a atenção dos passantes com seus pastéis, sanduíches, massas e pratos árabes. São 291 boxes com uma infinidade de frutas, carnes e embutidos, temperos, queijos e bebidas. Prove de tudo.

As alamedas dos Jardins e as ruas movimentadas do Itaim e Vila Madalena são pontos de concentração de restaurantes. No entanto, nenhuma dessas regiões possui um espaço tão bonito como a Praça Buenos Aires, em Higienópolis. Com 22 mil metros, é o coração verde do bairro, com áreas para caminhada, recreação infantil ou simplesmente descansar. E o melhor: encontra-se bem no meio de duas áreas gastronômicas: o entorno da Praça Vilaboim e a rua Mato Grosso, detrás do Cemitério da Consolação, carinhosamente apelidada de Consoleta.

Rio de Janeiro

A cultura popular bate forte ao som da zabumba e do triangulo, um fundo musical perfeito para carne de Sol, buchada de bode, sarapatel e outros pratos. É o Centro Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas, a conhecida Feira de São Cristóvão. O público é convidado a vivenciar os hábitos culturais da região, passeando por mercearias, lojas de artesanato, de instrumentos musicais, CDs e DVDs. Depois, a apreciar a comida dos restaurantes e barracas enquanto escuta muito forró em dois palcos e quatro praças, com programação diária.


Áreas verdes e tranquilas, como o Parque Lage (Rio) e Parque Barigui (Curitiba), são ideiais para piqueniques

Se a ideia for aproveitar ao ar livre num belo piquenique, prepare os quitutes e curta a beleza do Parque Lage. Nem tão aberto quanto o Aterro do Flamengo e bem menos barulhento que o Campo de São Cristóvão, o parque é ideal para estender a toalha quadriculada com os filhos pequenos. O programa fica completo com a visita ao aquário, às trilhas e ao Palacete-sede da Escola de Artes Visuais. Se faltar algo, o café pode ser uma opção para complementar o lanche.

Curitiba

Curitiba é exímia em feiras para encontrar produtos gourmet e comidinhas. Eles podem ser comprados e degustados por toda a família também nas inúmeras praças da cidades. Uma delas é o Parque Barigui. Ao redor do um belo espelho d'água, são 1,4 milhão de metros quadrados. Quem se animar pode fazer caminhadas e corridas. Mas, como o objetivo é apreciar sabores, ocupe um dos quiosques e mesinhas, ou leve suas carnes para fazer o almoço nas churrasqueiras.

Porto Alegre


Próximo ao estuário do Guaíba, o Mercado Público de Porto Alegre

A capital gaúcha também possui o seu centro de compras. O Mercado Público Central foi inaugurado em 1869 e hoje possui 110 estabelecimentos, com muitos produtos regionais, como erva-mate, pinhão, barracas de artesanato em couro, além de peixe, frutas, verduras e cereais. Entre as opções gastronômicas, cozinha macrobiótica, japonesa, portuguesa, casa de carnes, além das lancherias com seus diversos tipos de Xis. Programa para pai peão nenhum botar defeito.

Belém

Entre todos os mercados e feiras públicas, nenhuma representa tanto o seu povo como o Mercado Ver-o-peso, em Belém, no Pará. Disputa com a feira de Caruaru o título de maior concentração de comércio popular, vendendo os mais variados artigos, de legumes, frutas, peixes, objetos de cozinha e roupas. As barracas de comida trazem os sabores locais como o jambu, a seriguela, o camu-camu e caldos como o tacacá e o chibé.

Atualizado em 6 Set 2011.