Guia da Semana
Turismo
Por Redação Guia da Semana

Passeios - Rio de Janeiro - Verão 2006/ 2007

Por Milene Spinelli


Vista do Corcovado, Pão de Açúcar e Baía de Guanabara

Praias, natureza, belas paisagens e lugares históricos fazem o Rio de Janeiro ser o que é - a famosa "Cidade Maravilhosa, abençoada por Deus e bonita por natureza", como canta Jorge Benjor.

Antiga sede do governo, o Rio oferece uma variedade de passeios e promete ao turista voltar para casa com fotos dignas de cartões postais. Basta preparar a máquina fotográfica, usar e abusar dos diversos ângulos e lentes e atiçar o olhar. Inspiração para boas recordações não faltará. As paisagens cariocas garantem!

Onde passear:

  • Cristo Redentor (+ sobre o local)
    Cartão postal da cidade e do Brasil no exterior, o Morro do Corcovado, que abriga o Cristo Redentor, tem 32 metros de altura. É possível subir até a estátua por uma escadaria comum, escada rolante ou pelo trenzinho que faz o trajeto por uma estrada de ferro. Também há iluminação para passeios noturnos.

  • Pão de Açúcar (+ sobre o local)
    Outro cartão postal e um dos pontos mais visitados da cidade. Do alto de quase 400 metros pode-se ter uma visão 360º de diversas praias do Rio e de Niterói. O passeio dura cerca de duas horas e é feito em duas etapas via teleférico - primeiro até o Morro da Urca e, de lá, o visitante embarca num segundo bondinho rumo ao destino final. Há tendas espalhadas pelo local que vendem lembranças.

  • Forte de Copacabana (+ sobre o local)
    Foi construído em 1914 para reforçar a defesa na Baía de Guanabara. Atualmente desativada, funciona como Museu Histórico do Exército, que expõe armas, objetos e painéis que fizeram parte das conquistas militares do país. O local conta também com exibições de vídeos e maquetes, fora a bela vista panorâmica da Baía de Guanabara.

  • Jardim Botânico (+ sobre o local)
    Criado em 1808 por D. João VI, conta com cerca de 8.200 tipos de plantas e flores do Brasil e do mundo. O público pode visitar as estufas e orquidários, além de dois museus que ficam dentro do parque - o Botânico e a Casa dos Pilões. O local também faz visitas guiadas.

  • Floresta da Tijuca (+ sobre o local)
    Considerada a maior floresta urbana do mundo, fica a vinte quilômetros do centro do Rio e conta com 3.200 hectares que reúne espécies da fauna e da flora da Mata Atlântica. Muito verde, cachoeiras, grutas, lagos e mirantes são as atrações do passeio.

  • Arcos da Lapa (+ sobre o local)
    Símbolo do bairro da Lapa, reduto da boemia carioca, é a obra mais monumental realizada no Brasil durante o período colonial. Com 270 metros de extensão, a construção em estilo romano tem 42 arcos duplos de alvenaria, construídos por escravos e índios no século XVIII.

  • Lagoa Rodrigo de Freitas (+ sobre o local)
    Um dos passeios preferidos dos cariocas, a Lagoa tem 9,5 quilômetros de contorno, separa o Leblon de Ipanema e atrai remadores. Ao seu redor há ciclovia, pista de cooper, playground, quadras esportivas e um pequeno centro gastronômico com diversos tipos de quiosques.

  • Sítio Burle Marx (+ sobre o local)
    Com um jardim repleto de plantas e esculturas de cerâmica, o local é um centro de pesquisa e conta com prédios onde é possível admirar peças, construções e pinturas criadas por Burle Marx. O parque também conta com uma capela para Santo Antonio. As visitas precisam ser agendadas por telefone.

  • Quinta da Boa Vista (+ sobre o local)
    Antiga residência de várias gerações da Família Imperial Brasileira, o local conta com palácio e parque com área de 155 mil metros quadrados e toques de romantismo, com pontes, cascatas e lagos. O local abriga também o Jardim Zoológico.

  • Confeitaria Colombo (+ sobre o local)
    Um dos pontos culturais e turísticos mais famosos da cidade, faz parte do Patrimônio Histórico e Artístico do Rio. O local representou a belle époque carioca. Espaços amplos com espelhos belgas, mobiliário em jacarandá e bancadas de mármore italiano.




  • Atualizado em 6 Set 2011.

    Mais notícias

    Chuva de meteoros será visível na noite desta quarta-feira

    Turismo

    Brasil estreia contra a Suíça na Copa do Mundo de 2018; jogo será no dia 17 de junho

    Turismo

    Agora você pode comprar passagens de ônibus no Guia da Semana – e pelo melhor preço!

    Turismo

    Hotéis Mercure oferecem descontos a seus hóspedes em ingressos de espetáculos dos teatros ‘Bradesco’ e ‘Opus’; saiba mais

    Turismo

    Disney divulga primeiras imagens do parque do Star Wars

    Turismo

    5 opções de hospedagens para quem vai curtir o Rock In Rio 2017

    Turismo