Guia da Semana

Foto: Wikipedia/ Passeio de Caravela


Inspirado no artista suíço Alberto Giacometti e no pintor italiano pré-renascentista Paolo Uccello, Vauluizo Bezerra monta a mostra Trajetos para traçar um paralelo entre o trabalho autoral e a ciência, a história da arte e a filosofia. Até 28 de novembro o público pode conferir 18 desenhos em grafite e aquarela, além de três relevos de parede em resina de fibra de vidro, que retratam o artista em seu próprio processo de criação.

Depois de uma temporada fora, o monólogo 7 Conto - A Comédia, retorna a Salvador, no Teatro Jorge Amado. Até 20 de novembro, o ator baiano Luis Miranda interpreta sete figuras que caracterizam de uma maneira bem humorada as diferentes classes sociais brasileiras e suas recorrentes disparidades.

Para celebrar seus vinte anos de existência, o Bando de Teatro Olodum coloca em cartaz o espetáculo Bença, no Teatro Vila Velha. Com 19 atores em cena, dois músicos contracenam com os depoimentos em vídeo de Bule-Bule, Cacau do Pandeiro, D. Denir, Ebomi Cici, Makota Valdina e mãe Hilza, figuras emblemáticas e guardiãs da cultura popular. Com linguagem contemporânea e não linear, a peça, ao falar dos mais velhos, trata a passagem do tempo como algo construtivo e enriquecedor.

Programação original, lúdica e informativa, o Passeio de Caravela é uma opção de atividades no feriado em Salvador. O Tour Baía Histórica parte diariamente do Forte de São Marcelo, percorre a costa de Salvador até o Farol da Barra, de onde retorna para seguir até o outro extremo, a Ponta de Humaitá. A viagem dura três horas e os jovens tripulantes são testados com perguntas sobre a história do Brasil e da Bahia, durante o trajeto.

O Show na Casa é um projeto que acontece no Espaço de Eventos da Casa Cor Bahia, com apresentações de artistas brasileiros. Para o mês de novembro, estão confirmadas as presenças de Bem Gil e Gilberto Gil (7/11), Armandinho Macedo e Durval Lelys (15/11) e Carlinhos Brown (21/11). Os eventos acontecem às 18h, no Morro do Ipiranga, uma das mais belas vistas da cidade.

Atualizado em 9 Nov 2011.