Guia da Semana

Vista de Diamantina
Foto: Superintendência Regional de Minas Gerais

Você sabia que no Brasil há vários lugares que recebem o título de Patrimônios da Humanidade? Esses patrimônios, ou sítios, são regiões e monumentos considerados de grande valor para todo o mundo e devem ser conservados.

Para conseguir a aprovação da UNESCO, Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, o Estado interessado em cadastrar o sítio entra em contato com a Iphan, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, e produz um dossiê que justifica os "bens de valor universal" que a região representa. Quando aprovado, a UNESCO passa a cuidar da identificação e preservação da região.

Curiosidade
Saiba como é feito o procedimento para a inclusão de um sítio como Patrimônio Mundial:

? Estado-Parte: monta uma lista de propriedades culturais e naturais do território que considera de grande valor e compromete-se em protege-lo.
? Centro do Patrimônio Mundial: coordenador da UNESCO que verifica a solicitação.
? ICOMOS e/ou IUCN: as organizações não governamentais enviam um especialista para avaliar o sítio.
? Bureau do Patrimônio Mundial: examina as avaliações e solicita informações adicionais para o Estado-Parte.
? Comitê do Patrimônio Mundial: é ele quem decide se o sítio é um Patrimônio ou não.

*fonte: UNESCO

Congonhas do Campo

Santuário de Congonhas
Foto: Superintendência Regional de Minas Gerais
Localizada a 83 quilômetros de Belo Horizonte - Minas Gerais, Congonhas do Campo é a cidade que abriga o Santuário de Bom Jesus de Matosinhos. O local é famoso pelo seu conjunto de obras feitas por diversos artistas da década de 70. Em frente aos monumentos, os turistas são recepcionados pelos 12 Profetas esculpidos em pedra sabão. Já as capelas abrigam esculturas que representam os sete passos da Paixão de Cristo, todas feitas em madeira por Aleijadinho. O que mais desperta a atenção do público é a perfeição dos traços e expressão de cada personagem.

Ouro Preto e Diamantina

Igreja de Santa Efigênia - Ouro Preto
Foto: Superintendência Regional de Minas Gerais
Quem passeia pelas ladeiras de Ouro Preto não tem dificuldades para encontrar uma igreja ou capela, que mesmo com fachadas simples, guardam em seu interior objetos e pinturas ricos em detalhes, como a Igreja da Ordem Terceira de São Francisco de Assis, que conserva uma pintura com imagens de santos e anjos no teto de madeira, feitos por Aleijadinho e Manuel da Costa Athaíde.
Diamantina possui atrações para todos os gostos. Os mais aventureiros podem visitar a gruta do Monte Cristo ou as diversas cachoeiras próximas à cidade. Além das diversas basílicas, quem curte um passeio mais tranqüilo pode conhecer o Museu do Diamante e conferir o acervo de pedras preciosas encontradas na região.

Serviço:

Museu do Diamante.
Endereço: Rua Direita, 14, Diamantina/MG.
Telefone: (38) 531-1382.
Funcionamento: terça a sábado, das 12h às 17h30; domingo, das 09h às 12h.

Gruta do Monte Cristo - Diamantina.
Telefone: 3531-2972.
Funcionamento: Aberto diariamente.

Igreja da Ordem Terceira de São Francisco de Assis .
Ingresso: R$ 3,00 (válido também para o Museu do Aleijadinho e Igreja Matriz de Antônio Dias).
Funcionamento:terça a domingo, das 8h às 11h45 e 13h30 às 17h.
Telefone: (31) 3551-4661.

Santuário de Bom Jesus de Matosinhos .
Localização: Praça da Basílica.
Telefone: (31) 3731-1590.
Funcionamento: De terça a domingo, de 7h às 18h.

Parque Nacional do Jaú

Cachoeirinha Igarapé Pretinho
Foto: Juan Pratginestos/Iphan
Inscrito pela UNESCO em 2000, o Parque Nacional do Jaú, em Amazonas, é o maior do Brasil e um dos únicos que ainda possui lugares nunca visitados pelo homem. Leva esse nome devido ao rio Jaú, palavra Tupi que denomina um dos maiores peixes do país. Dentro do parque, habitam algumas famílias que vivem da plantação de frutas e da pesca. Para chegar ao local é necessário pegar um barco ou lancha que vai de Manaus até o Novo Airão e na seqüência outra embarcação que siga pelo Rio Jaú até chegar ao parque.

Serviço:

Parque Nacional do Jaú
Funcionamento: Diariamente, das 7h às 18h. R$ 3,00.
Telefone: (92) 3613-3277, no ramal 229.

Centro Histórico de Goiás

Casa de Cora Coralina
Foto: SR Arquivos/ Iphan
Consagrada Patrimônio Mundial em 2001, pela UNESCO, Goiás é a cidade dos monumentos e das belezas naturais. Os que passeiam pela região têm a sensação de voltar no tempo, com as ruas de pedras e chafarizes. Entre os pontos turísticos está a Casa de Cora Coralina, espaço dedicado à memória e a arte da poetisa. Nas áreas do cerrado protegidas pelo IBAMA encontra-se o Parque Nacional das Emas e a Chapada dos Veadeiros, ambos considerados Patrimônios Naturais da Humanidade. Vale a dica: ao visitar a Chapada dos Veadeiros, conte com um guia turístico, pois muitos caminhos que levam às cachoeiras e suas piscinas naturais não estão indicados.

Você Sabia?
A cidade de Pirenópolis, no estado de Goiás, também é considerado um Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. A região reserva atrações para todos os gostos. Quem curte visitar belas construções, saber sobre a história local e seus pontos turísticos, o centro conserva casarões do período colonial e antigas igrejas, como a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário. Já os fãs de ecoturismo podem fazer caminhadas pelo cerrado, conhecer as cachoeiras e os rios. Os que procuram fortes emoções, a cidade oferece atividades de escalada, bóia-cross, rappel, arvorismo e canoagem. Os moradores da região também promovem festas tradicionais como a Festa do Divino e Romarias. Serviço:

Casa de Cora Coralina
Localização: Rua Dom Cândido (Rua dos Mercadores), 20.
Telefone: (62) 371-1990.
Funcionamento: terça a sábado, das 9h às 17h; domingo, das 9h às 16h.

Parque Nacional das Emas
Telefone: (64) 634-1704.

Brasília

Monumento da Justiça
Impossível falar de Brasília e não lembrar de suas construções modernas criadas por Oscar Niemeyer. A cidade foi construída a partir de um projeto conhecido como Plano Piloto (com o formato de um avião) feito pelo arquiteto e urbanista Lúcio Costa. Entre os lugares mais visitados está a Praça dos Três Poderes, local caracterizado por centralizar o poder do país.

Uma das curiosidades de Brasília é que a cidade possui um lago artificial conhecido por Lago Paranoá. Com 40 quilômetros quadrados de extensão foi construído para aumentar a umidade do ar e servir como espaço para recreação.

Serviço:

Lagoa Paranoá
Localização: Avenida das Nações, (L4), Trecho 02, Conjunto 31.

Olinda

Vista Panorâmica de Olinda
Foto: Luiz Santos/Iphan
A cidade dos Bonecos Gigantes e do frevo não só exibe seu título de Patrimônio desde 1982, como também foi eleita a Primeira Capital Cultural do Brasil, em 2006. Olinda, em Pernambuco, é mais uma das cidades que conserva antigas igrejas cercadas por casas do período colonial. Entre seu acervo destacam-se: Igreja e Mosteiro de São Bento, com suas portas almofadadas e seus diversos estilos arquitetônicos, causa de destruições causadas por invasores ao longo dos anos; o Museu da Arte Sacra, que abriga peças e obras de arte de cunho religioso datados desde o século XVI.

Serviço:

Museu da Arte Sacra (MASP)
Localização: Rua Bispo Coutinho, 726 - Alto da Sé - Olinda, PE.
Telefone: (81) 3429.0032.
Funcionamento: terça a sexta, 8h às 12h e 14h às 18h. Sábado e domingo, 14h às 17h30 .

Mosteiro de São Bento
Localização: Rua de São Bento, s/n° - Varadouro.
Funcionamento: Visita das 8h30 às 11h30 e das 14h30 às 17h; sábado-missa: às 6h30 e 18h.

Ilhas Atlânticas

Corais em Fernando de Noronha
Foto: Juan Pratginestos/Iphan
Diferente das cidades históricas que acumulam méritos pela conservação de sua arquitetura original, Fernando de Noronha, o arquipélago tombado em 2001 pela UNESCO é destaque por suas paisagens de beleza paradisíaca. As águas límpidas abrigam animais de várias espécies e existe até uma área dedicada à observação de golfinhos, conhecida como Baía dos Golfinhos.

Serviço:

Baía dos Golfinhos
Localização: Mirante dos Golfinhos - acesso através do estacionamento da Baía do Sancho (caminhada de 1 km).
Dica: Quem chega por volta das 5h30 às 8h, pode observar a chegada dos golfinhos à enseada.
Funcionamento: de segunda a sábado, das 5h30 até uma hora após a saída do último golfinho.
www.golfinhorotador.org.br

Centro Histórico de Salvador

Casas coloridas do Centro Histórico
Mesmo se não tivesse o título cedido pela UNESCO, Salvador seria nomeada um bem excepcional por todos os turistas que já passaram por lá. Durante o ano, pessoas do mundo inteiro visitam a cidade e muitas esperam ansiosas para um dia poderem aproveitar os 50 quilômetros de praia e conhecer seus famosos pontos turísticos. Seu centro histórico abriga igrejas, museus e galerias. É lá que está o Pelourinho, local onde os escravos eram castigados. Entre os estabelecimentos está a Fundação Casa de Jorge Amado, local dedicado à preservação do acervo de obras feitas pelo escritor baiano e palco para diversas manifestações culturais e eventos.

Serviço:

Endereço: Casarão em frente ao Largo do Pelourinho - Centro.
Telefone: (71) 3321-0070.
Funcionamento: segunda a sábado, das 9h às 18h.
www.fundacaojorgeamado.com.br

Você Sabia?
Foto: Luiz Santos/Iphan
A UNESCO criou uma nova categoria internacional denominada Obra-prima do Patrimônio Oral e Imaterial da Humanidade que serve para os espaços onde acontecem manifestações e expressões culturais. A escolha é feita a cada dois anos e são selecionadas por um júri internacional. Em 2002, foi eleita no Brasil como Bem Imaterial a Arte Kusiwa, um tipo de pintura corporal e arte gráfica própria dos índios Wajãpi, do Amapá. E em 2004, a outra forma de expressão a ganhar destaque foi o Samba de Roda no Recôncavo Baiano, uma das festas mais significativas da nossa cultura.

*Colaboração: Assessoria de Comunicação - Monumenta/Iphan. Superintendências Regionais.

O site da IPHAN disponibiliza mais informações sobre outras cidades consideradas Patrimônios Mundiais. Para acessá-lo, clique aqui.

Atualizado em 6 Set 2011.