Guia da Semana
Turismo
Por Redação Guia da Semana

Pausa no corre-corre

Uma cidade no interior de São Paulo combina esportes radicais com construções históricas.

Foto: Getty Images


Um refúgio para a correria da capital, localizado a pouco mais 130 km de São Paulo, a cidade de Socorro abriga belas paisagens e proporciona aventuras inesquecíveis. Ela já é conhecida pelos paulistanos por fazer parte dos circuitos das águas e de malhas, agora é destino certo aos amantes da natureza e dos esportes radicais.

A cidade do interior paulista oferece opções para quem deseja se aventurar pela terra, pela água ou pelo céu. O rio do Peixe, que atravessa toda a região, é o cenário perfeito para a prática de esportes aquáticos. As opções vão de rafting, boiacross, cachoeirismo, canionismo e aqua-ride, até a tirolesa. Os esportes são praticados sob a coordenação de um ou mais monitores especializados, e todas as empresas que realizam essas atividades fornecem os equipamentos de segurança necessários.

Arrisquei-me no rafting e não houve arrependimentos. Fiz um percurso de quase 6km, mas você pode optar por percursos menores.  O trajeto passa por trechos de muita velocidade e outros bem calmos, que permitem aos turistas curtir a paisagem.  Adrenalina, emoção, gritos e, claro, muita, muita água. Portanto, leve peças de roupa para trocar após a aventura.

Aos mais aventureiros que desejam alçar voos pelos ares de Socorro, a Pedra da Bela Vista é um dos pontos mais frequentados, juntamente com o Pico da Cascavel, para a prática de voo livre, parapente e esportes verticais, como o rapel. Essas visitas devem ser agendadas e dependem das condições do vento.

Voar é algo que ainda preciso trabalhar. Por hora, o único esporte que tive coragem de encarar foi o rapel, porque as cordas me davam a sensação de segurança. A vista do alto da rocha é deslumbrante e vale cada arranhão nos dedos.

Para os que buscam aventura seca e com os pés no chão, a dica é se embrenhar no arvorismo ou em uma das várias caminhadas disponíveis na região. As trilhas passam por dentro da mata, atravessam riachos e terminam em cachoeiras majestosas ou grutas cheias de mistério. Se esgueirar, se arrastar por labirintos estreitos, escuros e descobrir o universo subterrâneo são uma experiência única e memorável. As cavernas escondem paisagens incríveis e maravilhas esculpidas pela própria natureza. Recomendo aos que desejarem conhecer as grutas e cavernas que vistam roupas bem confortáveis e flexíveis.

A cidade também guarda tesouros históricos. Uma caminhada pelo centro, com muitos casarões do século 19, e a famosa sorveteria Ademar, que serve sorvetes há mais de um século. O sorvete é fabricado de forma artesanal e oferece uma grande variedade de sabores e vale provar cada um deles.

Outra dica no centro da cidade é conhecer a Feira Permanente de Malhas e o Shopping de Malhas, para adquirir algumas lembrancinhas...

Socorro ainda oferece a autêntica culinária do interior, cafés da manhã fartos com deliciosos pães, bolos, biscoitos e geleias que ajudam a repor as energias gastas em tantas aventuras. Então, qual a próxima parada?

Leia a coluna anterior de Kéfhane Costa

Vale a pena conhecer (e muito)

Quem é a colunista: Kéfhane Costa.

O que faz: Analista de Compras Governamentais.

Pecado gastronômico: Doces, todos eles.

Melhor lugar do mundo: Onde estiver no momento.

O que está ouvindo no mp3, iPod, carro, rádio: Avenged Sevenfold.

Fale com ela: acesse seu blog ou a siga no twitter (@Kefhane).

Atualizado em 6 Set 2011.

Mais notícias

Chuva de meteoros será visível na noite desta quarta-feira

Turismo

Brasil estreia contra a Suíça na Copa do Mundo de 2018; jogo será no dia 17 de junho

Turismo

Agora você pode comprar passagens de ônibus no Guia da Semana – e pelo melhor preço!

Turismo

Hotéis Mercure oferecem descontos a seus hóspedes em ingressos de espetáculos dos teatros ‘Bradesco’ e ‘Opus’; saiba mais

Turismo

Disney divulga primeiras imagens do parque do Star Wars

Turismo

5 opções de hospedagens para quem vai curtir o Rock In Rio 2017

Turismo