Guia da Semana

Fotos: www.sxc.hu

Imagine um cenário paradisíaco, com habitantes receptivos, onde o sol e calor estão presentes o ano inteiro. Ao lado da praia, um centro comercial bastante movimentado e um mar que atraí surfistas de várias localidades. Já pensou? Esse lugar existe, chama-se Kuta e fica na costa da famosa ilha de Bali.

Quer pagar quanto?

O destino é uma das mais belas entre as 18 mil ilhas que formam o arquipélago indonésio (o maior do mundo). Em Kuta, o visitante encontra uma vasta rede de hotéis e tem a vantagem de estar próximo de uma grande variedade de lojas, serviços e restaurantes. O local serviu de cenário para o casamento de diversas celebridades, como o de Mick Jagger com a modelo Jerry Hall.

As compras fazem a alegria tanto das mulheres como dos homens. Se concentram em Legian, a rua principal, onde podem ser encontradas centenas de lojas que comercializam todos os produtos imagináveis, desde os famosos sarongues (cangas) até artigos decorativos. Com valores reduzidos, o turista consegue verdadeiras bagatelas, que ainda podem se tornar mais baratas após uma boa -e indispensável - pechincha com os vendedores locais.

Tradição de hospitalidade

Um dos encantos do local deve-se ao fato à falta de interferência da industrialização, que manteve viva uma cultura agrícola artesanal, assim como sua religião, artes e ritos. Mesmo após um cruel atentado terrorista em 2002, os habitantes continuam a expressar sua felicidade através de gestos calmos, corpos harmoniosos e olhos lúcidos, apoiados na riqueza e receptivide de sua cultura primitiva.

As mulheres da ilha costumam andar devidamente ornamentadas com roupas típicas e carregam bandejas com cestinhas de flores, colocadas sobre balcões de lojas e restaurantes, nos saguões dos hotéis e nas calçadas. Tratam-se de oferendas diárias para os deuses, cultuados em inúmeros templos públicos e particulares.

Fotos: www.sxc.hu

Esportes e relax

Devido às formações perfeitas e regularidade de ondas, o local é um dos principais destinos de surfistas do mundo. Os mais experientes preferem as fortes paredes de Uluwatu (sul). Mas também existem opções mais pacatas, como a praia de Samur ou Nusa Dua, que oferecem águas calmas, ideais para a prática de atividades como para-sailing (pára-quedas puxado por lancha), jet-ski, vela e esqui-aquático.

Além dos esportes radicais, Kuta oferece um modo inesquecível de finalizar a estadia de seus visitantes. A cidade é envolta por uma forte atmosfera espiritual, oferecendo diversos centros, onde são praticadas técnicas milenares para o aprimoramento da alma, além de spas e ambientes para massagens, que duram em média, 30 minutos. Se não elevarem seu espírito, pelo menos podem aliviar a consciência de alguma pechincha perdida no meio do caminho.

Curiosidades
? A língua oficial local é o indonésio, com fuso horário de 13 horas a mais em relação ao horário de Brasília.

? Todos os jovens da região passam pelo o ritual de lixamento dos dentes ao entrar na puberdade, que consiste em desgastar os caninos e incisivos. Para os nativos, isso liberta o jovem da parte animal e agressiva do homem.

? Os vendedores locais colocam as compras dentro de sacos plásticos coloridos. Se o seu for preto, quer dizer que você é bom de barganha, e outros comerciantes irão se preparar para negociar. Se o saco for branco, é porque você aceita qualquer preço cobrado. Se receber um saco branco, troque-o depois para um preto.

? Em Bali, todo mundo tem o mesmo nome. Seja homem ou mulher, o primeiro filho sempre se chama Wayan, o segundo, Made, o terceiro, Nyoman, e o quarto, Ketur. Caso haja o quinto, a lista se repete. Por isso, é comum todos terem apelidos ou serem conhecidos pelo sobrenome.

? O trânsito de Kuta é orientado pela mão inglesa (volante à direita e ocupação da pista à esquerda). O táxi é a melhor opção de transporte.



Como ir

Princess Travel
Telefone: (11) 3388-5288
Pacote de 12 dias sai a partir de R$ 5.160,67 por pessoa em apartamento duplo. Passa por Paris e Doha. Inclui passagens aéreas, hospedagem com café da manhã, 1 almoço, traslados e guias locais.

FalcãoTur
Telefone: (21) 2233-3537
Pacote de 7 dias sai a partir de U$ 815,00 (R$ 1.874,00) por pessoa em apartamento duplo. Inclui hospedagem com café da manhã, 4 almoços, translado e guias locais.

*Preços válidos até 24 de dezembro de 2008 e sujeitos a alterações.

Atualizado em 6 Set 2011.