Guia da Semana

O planeta Terra bem que podia se chamar planeta Água, já que é ela que ocupa 70% da superfície terrestre. E quem se dá bem nessa história toda são os que praticam esportes aquáticos. Para os surfistas, por exemplo, há pontos nos cinco continentes para escolher e desfrutar das melhores ondas. Os mais fanáticos pelo surfe costumam, inclusive, estar atentos às previsões de ondas e percorrer o mundo afora em busca das mais desafiadoras quebras.

Se você é do time dos apaixonados pelo esporte ou se apenas deseja surfar nas próximas férias, confira a seleção do Guia da Semana de destinos internacionais para levar a sua prancha!

Havaí

Foto: Divulgação / Nivana Turismo

A bela Hanauma Bay fica em Oahu, a principal ilha do arquipélago

É impossível falar de surfe sem lembrar das areias brancas e o cenário paradisíaco da terra do "hula-hula". As melhores ondas quebram durante o inverno norte-americano, entre dezembro e janeiro. E é durante o frio do hemisfério norte que os surfistas de todo o mundo se deslocam para encarar as geladas águas do Pacífico. O centro econômico e cultural se concentra na capital Honolu, a terceira maior ilha. O visitante se surpreende não só com as belíssimas praias com coqueiros, mas também com o excelente serviço de hotelaria e restaurante do país, que tem na atividade turística 70% da renda da sua economia. Por isso, não deixe de desfrutar de tanta hospitalidade. Aloha!

Califórnia

O estado dourado, como é conhecido popularmente, é também um dos principais destinos dos surfistas mundiais. Não é a toa que a vida em San Diego, que fica ao sul da Califórnia, gira em torno do surfe, seja no turismo, comércio ou cultura - que ainda mantém um pouco das antigas influências hispânicas. O mar oferece ondas para todos os gostos, das pequenas às mais desafiadoras, durante o ano inteiro. Mas é no calor forte do verão californiano, que vai de junho a setembro e é bem parecido com o brasileiro, que as praias ficam lotadas de turistas.

Austrália

Foto: Divulgação / Nivana Turismo

Os grandes surfistas mundiais aprenderam em ondas australianas

Cercado de água por todos os lados, o país é reconhecido mundialmente pela prática do surf profissional e acumula o maior número de campões no esporte. Com tanto litoral, é possível escolher entre praias pequenas e desérticas às que ficam em plena cidade grande cheia de turistas. O "point" das pranchas é a Gold Coast, ao sul do estado de Queensland, que conta com mais de 30 opções de praias para surfistas - entre elas, a pequena "Surfers Paradise". Mas a praia mais famosa da Austrália é a Bond Beach, que fica em Sidney, sendo uma das principais atrações da capital.

Costa Rica

No pequenino país da América Latina, você tem o privilégio de escolher entre ondas no lado do Oceano Pacífico ou do Atlântico. Na dúvida, se aventure nas duas águas e de quebra ainda aproveite para fazer uma trilha e desfrutar tudo o excelente turismo ecológico que a Costa Rica tem a oferecer. Mas se quiser uma dicas, as melhores praias para surfar são a Hermosa e a Queposa, ambas no Pacífico. As ondas são tranqüilas, podendo ser facilmente enfrentadas pelos iniciantes no esporte, e as águas são quentes durante todo o ano, dispensando o uso da roupa de borracha.

Ilhas Maldivas

Foto: Divulgação / Nivana Turismo

Na Ásia, o conjunto de ilhas atrai pela exuberante paisagem

As areias finas e branquinhas contrastam com as águas azuis e cristalinas, com o verde das palmeiras e o colorido dos corais. Localizada no continente asiático, próximo ao Sri Lanka e Índia, as ilhas Maldivas são mesmo a descrição mais próxima do paraíso e encanta qualquer casal em busca de destino para a lua-de-mel. Mas toda essa formosura atrai também os amantes das ondas perfeitas. As três principais regiões para a prática do surfe são o Atol de Malé e Atols Centrais, que são melhor disfrutadas de março a outubro, e o Atóis do Sul, de novembro a abril.



Atualizado em 6 Set 2011.