Guia da Semana
Viagens
Por Redação Guia da Semana

Penha

Distante do centro, o bairro abriga monumentos históricos da capital, além de concentrar comércio e serviços.

Fotos: Gabriel Oliveira/ Guia da Semana
Rua Doutor João Ribeiro


Entre os vales do Tietê e Aricanduva, a Penha surgiu com a construção de uma capela, hoje Santuário de Nossa Senhora da Penha de França, no alto da colina. O povoado, oficialmente, teve começo na segunda metade do século 17. Esse foi o ponto mais importante, na época, de parada de viajantes e tropas entre os caminhos que ligavam São Paulo a Minas Gerais.

Com apenas 20 mil habitantes, o bairro ganhou a segunda linha de bonde elétrico da cidade, em janeiro de 1901, fator decisivo na urbanização das regiões por onde passava a ex-Estrada da Penha (Brás, Belém e Tatuapé).

Entre as décadas de 20 e 30 o loteamento das chácaras que ficavam ao redor da igreja fez com que a população se espalhasse até os limites da várzea do Tietê rumo a São Miguel Paulista e a Itaquera. A ocupação urbana se intensificou a partir de 1940, dando origem a diversos bairros como a Vila Esperança, Vila Matilde e Vila Guilhermina.

Onde passear

Já que a Penha é um bairro histórico, a primeira parada de um passeio pode ser o Largo do Rosário, onde está a Igreja Nossa Senhora da Penha de França e, aos fins de semana, uma feirinha de artesanato com diversas barracas. Se bater aquela fome, o Mercado Municipal da Penha abriga 26 box com diversos tipos de alimento. São frutas, lanchonetes e cafés para todos os gostos.

Outra opção para passeio no bairro é o Shopping Penha. Um dos primeiros centros comerciais da zona leste da capital, o local possui oito salas de cinema, além de mais de 200 lojas e uma praça de alimentação com iluminação natural e várias opções de fast foods e restaurantes.

Onde comer

Não existem muitos restaurantes pela região e, os que estão no bairro, ficam no principal centro de compras. Para comer carnes, o Baby Beef Penha e o Novilho de Prata servem diversos tipos de cortes, além de bufê de saladas e pratos quentes.

Se a pedida é uma comida rápida, o italiano Spoleto serve massas, risotos e carpaccios. Os hambúrgueres podem sem provados no Giraffas, que oferece receitas básicas, como os grelhados, e também mais elaboradas, como o filé de tilápia, as batatas em forma de girafinhas e o petit gateau de sobremesa.

Onde comprar

Os melhores lugares para encontrar bancos, serviços, lojas de roupas e acessórios são nas avenidas Amador Bueno da Veiga e Penha de França, além da Rua Doutor João Ribeiro. Objetos para casa e decoração estão na Rua Francisco Bertoldo.

Confira os serviços que a Penha possui!

Atualizado em 6 Set 2011.

Mais notícias

Turismo: 5 destinos brasileiros que serão tendência no 2º semestre de 2021

Viagens

10 lugares da Bahia para conhecer online

Viagens

10 atrações turísticas do Sul do Brasil para ver online

Viagens

10 pontos turísticos do Nordeste brasileiro para ver online

Viagens

10 destinos religiosos ao redor do mundo para ver online

Viagens

6 atrações turísticas em Mykonos, na Grécia, para ver online

Viagens