Guia da Semana

Fotos: Gabriel Oliveira/ Guia da Semana
Rua Doutor João Ribeiro


Entre os vales do Tietê e Aricanduva, a Penha surgiu com a construção de uma capela, hoje Santuário de Nossa Senhora da Penha de França, no alto da colina. O povoado, oficialmente, teve começo na segunda metade do século 17. Esse foi o ponto mais importante, na época, de parada de viajantes e tropas entre os caminhos que ligavam São Paulo a Minas Gerais.

Com apenas 20 mil habitantes, o bairro ganhou a segunda linha de bonde elétrico da cidade, em janeiro de 1901, fator decisivo na urbanização das regiões por onde passava a ex-Estrada da Penha (Brás, Belém e Tatuapé).

Entre as décadas de 20 e 30 o loteamento das chácaras que ficavam ao redor da igreja fez com que a população se espalhasse até os limites da várzea do Tietê rumo a São Miguel Paulista e a Itaquera. A ocupação urbana se intensificou a partir de 1940, dando origem a diversos bairros como a Vila Esperança, Vila Matilde e Vila Guilhermina.

Onde passear

Já que a Penha é um bairro histórico, a primeira parada de um passeio pode ser o Largo do Rosário, onde está a Igreja Nossa Senhora da Penha de França e, aos fins de semana, uma feirinha de artesanato com diversas barracas. Se bater aquela fome, o Mercado Municipal da Penha abriga 26 box com diversos tipos de alimento. São frutas, lanchonetes e cafés para todos os gostos.

Outra opção para passeio no bairro é o Shopping Penha. Um dos primeiros centros comerciais da zona leste da capital, o local possui oito salas de cinema, além de mais de 200 lojas e uma praça de alimentação com iluminação natural e várias opções de fast foods e restaurantes.

Onde comer

Não existem muitos restaurantes pela região e, os que estão no bairro, ficam no principal centro de compras. Para comer carnes, o Baby Beef Penha e o Novilho de Prata servem diversos tipos de cortes, além de bufê de saladas e pratos quentes.

Se a pedida é uma comida rápida, o italiano Spoleto serve massas, risotos e carpaccios. Os hambúrgueres podem sem provados no Giraffas, que oferece receitas básicas, como os grelhados, e também mais elaboradas, como o filé de tilápia, as batatas em forma de girafinhas e o petit gateau de sobremesa.

Onde comprar

Os melhores lugares para encontrar bancos, serviços, lojas de roupas e acessórios são nas avenidas Amador Bueno da Veiga e Penha de França, além da Rua Doutor João Ribeiro. Objetos para casa e decoração estão na Rua Francisco Bertoldo.

Confira os serviços que a Penha possui!

Atualizado em 6 Set 2011.