![]() |
Pinguineira entre os meses de setembro e abril Foto: Carla Beatriz Barbosa / Aquário de Ubatuba |
Quem opta por fazer um passeio ecoturístico tem a oportunidade de conhecer as mais belas raridades que a natureza nos reserva, desde plantas repleta de cores e aromas até animais raros. Na Península Valdés, por exemplo, localizada ao norte da Patagônia Argentina, há uma atração que todos os anos chama a atenção de milhares de pessoas de diferentes partes do globo: o Pingüim de Magalhães.
Essa ave que mede cerca 70 centímetros, pesa cinco quilos pode ser encontrada entre os meses de setembro e abril na reserva natural de Punta Tombo, uma das maiores colônias continentais que abriga a espécie, localizada a 181 quilômetros de Puerto Madryn. É nesta cidade, conhecida como a porta de entrada para a Península Valdés, que se hospedam a maioria dos turistas que desejam ver de perto essas belas espécies.
Este ambiente com ares de anos 50 possui razoável capacidade hoteleira. Entretanto, quem pode pagar um pouco mais tem a opção de passar uma temporada em estâncias. Elas são bem afastadas da cidade, mas oferecem gastronomia elaborada e diferentes passeios, explica Mirta Granovsky, diretora da agência Vivaterra. Outra opção para o visitante é se hospedar em Puerto Pirâmides, único povoado da Península Valdés.
Conhecendo melhor os anfitriões
![]() |
Pingüins de Magalhães Foto: Carla Beatriz Barbosa/ Aquário de Ubatuba |
Essa espécie de plumagem preta no dorso e branca no ventre e pescoço possui dois períodos de vida distintos: passam de setembro a março em época reprodutiva e de abril a setembro em época não reprodutiva. Nesta fase, os pingüins nadam até 90 metros de profundidade, em grupos de 10 ou 20, em busca de peixes, lulas e pequenos crustáceos nas águas do Oceano Atlântico, chegando até a região Sudeste do Brasil. Portanto, os turistas que visitarem o local este mês vão observar o acasalamento e a construção dos ninhos em tocas ou próximos às raízes das árvores.
![]() |
Ave choca os ovos durante 40 dias Foto: Carla Beatriz Barbosa/ Aquário de Ubatuba |
Península Valdés: um paraíso preservado
![]() |
Reserva ecológica recebe turistas de todo o mundo Foto: Vivaterra |
A Península Valdés oferece somente turismos de observação, ou seja, passeios para conhecer a fauna e a flora da região. Além de ficar bem pertinho dos pingüins, em Punta Tombo, o turista pode ir até a cidade de Gaiman, de colonização galesa, onde ainda é possível tomar o famoso chá das cinco. Outro ponto interessante é o Ecocentro, onde o turista pode conhecer todas as variedades de plantas e de animais locais.
A caminho de Punta Tombo está localizado o Museu Paleontológico. Na Patagônia foi encontrada a maior quantidade de esqueletos de dinossauros da América Latina e muitos deles estão expostos lá.
E mais: os turistas que não querem ver outros animais de pertinho podem conhecer a Península Valdés no mês de novembro. Isso porque espécies de migração, como baleias, orcas, elefantes marinhos e leões marinhos aparecem por lá. Para conhecer todos esses animais com calma, o visitante precisa dispor de pelo menos três dias inteiros, antecipa Mirta Granovsky.
Fazendo as malas ? O idioma oficial é o espanhol. ? O Fuso Horário é uma hora a menos em relação a Brasília. ? A moeda oficial na Patagônia Argentina é o peso argentino. ? Para ligações para o Brasil a cobrar, utilize os códigos: 0800 999550, ou 0800 9995501, ou 0800 9995500. ? As temperaturas na Península Valdés variam muito. No outono, o clima é temperado e entre janeiro e fevereiro o clima oscila entre 7º e 40º C. Os ventos são gelados e à noite a temperatura pode chegar a 5º C. Portanto esteja bem equipado com capas impermeáveis, tênis, camiseta, protetor solar, óculos escuros e binóculos para observar melhor a fauna e a flora local. ? Brasileiros não precisam de visto para entrar no país., basta apresentar a carteira de identidade nacional original. Não são aceitas carteiras emitidas por órgãos de classe como OAB, CRM, COREN, etc.). ? A carteira de alberguista da Youth International Hostelling é bastante útil na Argentina, onde existe uma rede de excelentes albergues espalhados pelos mais recônditos locais da Patagônia. ? É permitido que o passageiro leve uma mala com até 22 quilos, além da bagagem de mão. ? O turista pode levar até R$ 10.000,00, o equivalente a U$ 4.760,00 ou 3.500 euros. ? Use sempre uma frase repetida por guias e praticantes de ecoturismo: "não tire nada além de fotos, não deixe nada além de pegadas, não mate nada além do tempo. |
Em busca das melhores oportunidades
O vôo para Península Valdés dura duas horas, partindo de Buenos Aires. Os preços dos pacotes variam bastante. Na Vivaterra, por exemplo, eles possuem em média seis dias e podem custar de U$ 1.650,00 a U$ 2.310,00 em baixa temporada e de U$ 1.710,00 a U$ 2.370,00 em alta temporada. Na Cia Nacional de Turismo, o pacote que inclui uma visita à pinguineira e a Gaimán sai por U$ 1.550,00. E na agência Flot um pacote de 12 dias varia de U$ 1.817,00 a U$ 2.461,00. Confira abaixo os sites destas e de outras agências de viagem e faça sua escolha:
Vivaterra
Cia Nacional de Turismo
Brimpex - Representações e Turismo
Turismo Brilhante
Flot Operadora Turística
Atualizado em 6 Set 2011.