Guia da Semana

Fotos: Divulgação/ Sxc

Construções medievais e castelos fazem parte da paisagem de Luxemburgo

Se o tempo é curto, nada como uma viagem rápida para o exterior. Que tal conhecer arquitetura medieval e muita história em apenas dois dias? Gostou? Então, arrume as malas e embarque para Luxemburgo.

Situado no coração da Europa Central, o Luxemburgo é o segundo menor país da União Européia (ficando atrás apenas de Malta). A capital, que leva o mesmo do país, é dinâmica e cosmopolita, mesmo com seu diminuto território de 82 quilômetros de extensão de Norte a Sul, e 57 quilômetros de Leste a Oeste, e os cerca de 450 mil habitantes.

É um dos poucos lugares do mundo que pode ser conhecido em tão pouco tempo. Apesar de sua paisagem ser dominada por um território majoritariamente rural, é rico em castelos e construções medievais. O entretenimento é outro ponto forte. Luxemburgo foi eleito, por duas vezes, a capital cultural européia, em 1995 e 2007.

A história

O nome Luxemburgo tem origem no ano 963. Conta-se que, naquele local, existia um castelo com o mesmo nome, e que o país teria se originado a partir dele. É símbolo da encruzilhada histórica da Europa. Encaixado entre quatro países - Alemanha, França, Bélgica e Países Baixos - foi dominado durante a sua história por diversos reinos estrangeiros.

No final do século XIX, a Lorena é anexada à Alemanha que, juntamente com Luxemburgo, transforma a região num centro minerador, com grande necessidade de mão-de-obra, marcando o início da imigração para o pequeno país. Somente o tratado de Londres de 1867 garantiu a independência definitiva de Luxemburgo, que não só manteve alguns dos acordos comerciais com os estados vizinhos como os expandiu. Em 1944, é criado a união do Benelux entre os governos da Bélgica, Países Baixos e Luxemburgo.


É possível conhecer o país em apenas dois dias

Hoje, é um país sólido financeiramente, e sua população tem alto padrão de vida. Talvez isto ajude a entender o lema do país: Nós queremos permanecer o que somos. Pode parecer meio estranho à primeira vista, mas considerando a história de Luxemburgo, lembrando que esta terra já foi dominada por holandeses, espanhóis, franceses, austríacos e alemães, e vendo o alto nível a que chegaram em termos sociais e econômicos, não é de estranhar que eles estejam satisfeitos com o que conquistaram. Luxemburgo pode ser um lugar mínimo em tamanho, mas com uma qualidade de vida ao qual poucos conseguem se igualar.

Passeios

A cidade é extremamente organizada e limpa, onde prédios e praças são bem cuidados e demonstram receber manutenção constante e eficiente. Além disso, é muito seguro, já que é difícil encontrar problemas sociais no país que tem a maior renda per capita do mundo.

A capital pode ser percorrida a pé. Há, também, o Petrusse Express - comboio que permite passeio agradável por castelos e monumentos antigos onde se pode experimentar os costumes desses tempos (trabalhos agrícolas, ordenha, fabricação de pão e queijo).

A par de todas estas formas de diversão, os luxemburgueses assistem frequentemente a uma série de espetáculos culturais, de onde se destaca o Festival de Música de Echternach.

Quem é fã de pedalada pode desfrutar de uma rede de 460 quilômetros de estradas reservadas aos ciclistas, evitando o trânsito. Alguns destes percursos seguem rotas tão variadas como as dos castelos ou dos rios. Podem, ainda, escolher entre caminhos destinados a calmos passeios familiares e estradas de treino para verdadeiros aventureiros profissionais.


Atualizado em 6 Set 2011.