Foto: www.beijing2008.com |
Vista do parque Beihai, no centro de Pequim |
Em 2008, o mundo vai estar de olho em Pequim. A capital da China receberá os Jogos Olímpicos entre 8 e 24 de agosto do ano que vem. Localizada na porção norte do país, a cidade se divide entre duas características marcantes: cosmopolita e de rápido desenvolvimento e ao mesmo tempo cultural e milenar, com templos e construções antigas.
Mascote das Olimpíadas |
Quem não está habituado à culinária e ao idioma do país não vai passar aperto. Falando inglês é possível se comunicar por lá e restaurantes de todo o tipo se espalham pelas ruas da cidade. Vale notar que, evidentemente, a maior parte dos lugares serve pratos típicos. Apesar de trazer um legado de mais de três mil anos de história, é um grande centro urbano com economia em franca expansão.
Cidade Proibida/Foto: www.sxc.hu |
Templo do Céu Foto: www.beijing2008.com |
Praça da Paz Foto: www.beijing2008.com |
Foto: www.sxc.hu |
Muralha da China, uma das novas maravilhas do mundo |
Outro passeio quase que obrigatório é até a Muralha da China, que fica a alguns quilômetros nos arredores de Pequim. Começou a ser construída em há mais de dois mil anos, como ferramenta de proteção militar. Ao longo do tempo, perdeu importância e ficou deteriorada. Na década de 80 foi restaurada e se tornou um dos símbolos do país. Eleita entre as sete novas maravilhas do mundo, possui impressionantes 6,7 mil quilômetros de extensão.
Outros pontos costumam atrair os visitantes que viajam para Pequim. São jardins, tumbas e outros templos de importância milenar. Se você pretende curtir a cidade durante as Olimpíadas, pode começar a se preparar, pois os pacotes já estão à venda.
Dicas |
? O dinheiro usado no país denomina-se kuai em chinês e yuan em português e inglês. Um yuan equivale a cerca de US$ 0,13 (câmbio de setembro de 2007). ? O Aeroporto de Pequim está a cerca de 26 quilômetros do centro. ? Ao desembarcar, é recomendável fazer câmbio já no aeroporto. ? Na cidade, há táxis e metrô para se locomover. Durante as Olimpíadas, o esquema de transportes será especial e ampliado. ? As estações do ano são bem marcadas em Pequim. As épocas de clima mais ameno e propício para o turismo são primavera e outono. ? Na China, há diferença de 12 horas a mais no horário em relação a Brasília. |
PACOTES E VIAGENS:
O pacote de seis noites custa a partir de US$ 6,5 mil durante as Olimpíadas, incluindo traslados, aéreo (classe econômica, partindo de SP), ingressos para cinco jogos, café da manhã e outros itens em apartamento duplo de hotel três estrelas.
Tamoyo (agência oficial do Comitê Olímpico Brasileiro) - 0800-210270 e (21) 2533-3870.
Atualizado em 6 Set 2011.