Guia da Semana
Viagens
Por Redação Guia da Semana

Perdizes

Com mais de 100 mil habitantes, o bairro é considerado um dos redutos da elite intelectual paulistana.

Fotos: Gabriel Oliveira/ Guia da Semana
Avenida Sumaré


Antes uma chácara do sítio do Pacaembu, hoje o bairro de Perdizes é moradia para a classe média e média alta. Antigamente a região era considerada subúrbio da zona rural de São Paulo. O nome vem de uma senhora, Teresa de Jesus Assis, que em 1850 criava aves naquele local. Na década de 50 a Companhia Telefônica Brasileira se instalou no distrito e inaugurou o cruzamento das ruas Apiacás e Iperoig.

Perdizes é um dos bairros mais populosos da zona oeste da capital. Em suas ruas arborizadas moram mais de 100 mil pessoas, que são atraídas pela localização, já que, o bairro fica próximo ao centro e a Avenida Paulista, além de possuir avenidas que ligam as diversas regiões de São Paulo.

Onde passear

As crianças têm espaços de esporte radicais em Perdizes. Em meio a obstáculos, tambores, trincheiras, canhões, urutu, ponte, ruínas e duas bases formadas por jipes, dois times tem que conquistar o território do inimigo no campo de Paintbal Kamikasi. Na Casa de Pedra os baixinhos podem escalar os mais diversos tipos de paredes, com variáves que controlam o grau de dificuldade, como mudança de clima e inclinação de rocha.

Para os pais, o Bourbon Shopping Pompéia traz 210 lojas de marcas conhecidas, além de possuir a primeira sala com sistema IMAX do Brasil e um teatro. Diversão para toda a família, o Museu das Invenções é outra opção de lazer. Por lá estão mais de 500 invenções úteis para o dia-a-dia ou excêntricas.

Onde comer

A região de Perdizes é rica em culinária. Pratos da gastronomia alemã podem ser encontrados no Bier & Bier. O frango xadrez está no China Esmeralda. Por falar em oriente, o Tele-Thai oferece pratos tradicionais da exótica comida tailandesa. Para saborear caldeirada com pirão e o robalo recheado com camarão vá ao Barra Baiana.

O tradicional falafel, bolinho de grão-de-bico com molho de gergelim, está no Arabesco. A boa e velha culinária italiana está no Bendita Hora e no Di Torino. Se a pedida é peixe, no Espaço Tambiú a especialidade é o Pacu Espalmado, grelhado na manteiga clarificada, acompanha arroz ao alho poró, castanhas e legumes no vapor.

Onde comprar

Ruas como Cardoso de Almeida e Turiassu concentram grande parte do comércio local. Lojas femininas, masculinas, farmácias, agências bancárias e supermercados estão espalhados pela região.

Confira os serviços que Perdizes possui!

Atualizado em 6 Set 2011.

Mais notícias

Turismo: 5 destinos brasileiros que serão tendência no 2º semestre de 2021

Viagens

10 lugares da Bahia para conhecer online

Viagens

10 atrações turísticas do Sul do Brasil para ver online

Viagens

10 pontos turísticos do Nordeste brasileiro para ver online

Viagens

10 destinos religiosos ao redor do mundo para ver online

Viagens

6 atrações turísticas em Mykonos, na Grécia, para ver online

Viagens