Guia da Semana
Turismo
Por Redação Guia da Semana

Perdizes

Com mais de 100 mil habitantes, o bairro é considerado um dos redutos da elite intelectual paulistana.

Fotos: Gabriel Oliveira/ Guia da Semana
Avenida Sumaré


Antes uma chácara do sítio do Pacaembu, hoje o bairro de Perdizes é moradia para a classe média e média alta. Antigamente a região era considerada subúrbio da zona rural de São Paulo. O nome vem de uma senhora, Teresa de Jesus Assis, que em 1850 criava aves naquele local. Na década de 50 a Companhia Telefônica Brasileira se instalou no distrito e inaugurou o cruzamento das ruas Apiacás e Iperoig.

Perdizes é um dos bairros mais populosos da zona oeste da capital. Em suas ruas arborizadas moram mais de 100 mil pessoas, que são atraídas pela localização, já que, o bairro fica próximo ao centro e a Avenida Paulista, além de possuir avenidas que ligam as diversas regiões de São Paulo.

Onde passear

As crianças têm espaços de esporte radicais em Perdizes. Em meio a obstáculos, tambores, trincheiras, canhões, urutu, ponte, ruínas e duas bases formadas por jipes, dois times tem que conquistar o território do inimigo no campo de Paintbal Kamikasi. Na Casa de Pedra os baixinhos podem escalar os mais diversos tipos de paredes, com variáves que controlam o grau de dificuldade, como mudança de clima e inclinação de rocha.

Para os pais, o Bourbon Shopping Pompéia traz 210 lojas de marcas conhecidas, além de possuir a primeira sala com sistema IMAX do Brasil e um teatro. Diversão para toda a família, o Museu das Invenções é outra opção de lazer. Por lá estão mais de 500 invenções úteis para o dia-a-dia ou excêntricas.

Onde comer

A região de Perdizes é rica em culinária. Pratos da gastronomia alemã podem ser encontrados no Bier & Bier. O frango xadrez está no China Esmeralda. Por falar em oriente, o Tele-Thai oferece pratos tradicionais da exótica comida tailandesa. Para saborear caldeirada com pirão e o robalo recheado com camarão vá ao Barra Baiana.

O tradicional falafel, bolinho de grão-de-bico com molho de gergelim, está no Arabesco. A boa e velha culinária italiana está no Bendita Hora e no Di Torino. Se a pedida é peixe, no Espaço Tambiú a especialidade é o Pacu Espalmado, grelhado na manteiga clarificada, acompanha arroz ao alho poró, castanhas e legumes no vapor.

Onde comprar

Ruas como Cardoso de Almeida e Turiassu concentram grande parte do comércio local. Lojas femininas, masculinas, farmácias, agências bancárias e supermercados estão espalhados pela região.

Confira os serviços que Perdizes possui!

Atualizado em 6 Set 2011.

Mais notícias

Chuva de meteoros será visível na noite desta quarta-feira

Turismo

Brasil estreia contra a Suíça na Copa do Mundo de 2018; jogo será no dia 17 de junho

Turismo

Agora você pode comprar passagens de ônibus no Guia da Semana – e pelo melhor preço!

Turismo

Hotéis Mercure oferecem descontos a seus hóspedes em ingressos de espetáculos dos teatros ‘Bradesco’ e ‘Opus’; saiba mais

Turismo

Disney divulga primeiras imagens do parque do Star Wars

Turismo

5 opções de hospedagens para quem vai curtir o Rock In Rio 2017

Turismo