Guia da Semana

Assim como as crianças, os animais de estimação precisam ser orientados desde cedo para se tornarem adultos bem educados. Mas nem sempre os donos dominam a comunicação adequada para ensinar o pet a se comportar direitinho dentro de casa. Por isso, o Guia da Semana conversou com profissionais e selecionou algumas situações que sempre aborrecem quem cuida do bichinho.

Cachorro

Foto: Getty Images


Xixi fora do lugar

Você insiste, mas não há nada que faça com que o cãozinho procure o local certo para fazer as necessidades. Calma! Se você conduzi-lo para acertar, não vai ser necessário brigar com animal. O primeiro passo é estabelecer o lugar com jornal. Caso ele não faça no espaço, a correção deve ser momentânea. "O cachorro tem um grande poder de associação, mas só quando acontece no exato momento. Não adianta chegar em casa e brigar com animal porque fez xixi pela casa", explica o médico veterinário Aldo Macellaro Jr.

Quando o cão terminar de fazer as refeições, já é possível levá-lo ao jornal, pois é nessa hora que acontece o processo eliminativo. De acordo com o especialista, depois de uma boa resposta, o dono deve recompensá-lo. O importante é não deixar passar muito tempo. "O ideal é treiná-lo o mais cedo possível, até os três meses. Gritar, bater e agredir não fazem com que o cachorro entenda o correto", afirma Macellaro.

Pula-pula

O seu cão adora a pular em cima de todas as pessoas que se aproxima? Provavelmente, o bichinho associa pular a receber carinho, pois quando era filhote fazia isso para receber atenção. "Nesse caso, o dono tem que mostrar que o animal vai receber carinho na hora adequada. O ideal é ignorar o cachorro e acarinhá-lo no momento em que ele está calmo, quando a excitação passar", ensina o veterinário. "A orientação é desprezar os comportamentos ruins e recompensar os bons", completa.

Latido incessante

O latido é a comunicação e o alarme do cachorro. De acordo com a médica veterinária da Vetnil, Isabella Vincoletto, é preciso ensinar quais são os momentos que ele pode latir. "Se o latido acontece quando a pessoa sai de casa, o proprietário não pode dar pistas que o cão vai ficar sozinho. Quando chegar, esperar alguns minutos para fazer festa", aconselha.

Solidão diária

Há alguns amiguinhos que não aceitam ficar sozinhos e acabam estragando a casa toda para chamar atenção. Aldo Macellaro explica que isso é ansiedade de separação, que normalmente é causada pelo dono. "Quando o proprietário sai, o cão pensa que será abandonado. Voz aguda é terrível, pois aumenta a ansiedade. Se despedir dramaticamente faz com que o cachorro espere ansiosamente a chegada. Assim, as chegadas e despedidas devem ser tranquilas".

Gato

Foto: Getty Images


Arranhador

Muitos gatinhos dão prejuízo aos donos, pois destroem os móveis para afiar unhas. O animal deve ser habituado desde cedo a arranhar o local adequado. "Hoje há brinquedinhos que são encontrados em pet shop. É interessante colocar algum alimento que demonstre onde é o lugar apropriado. Como o gato tende a ser mais independente do que o cão, pode demorar um pouco mais. Por isso, tem que usar a brincadeira para mostrar que aquele local é legal", orienta Isabella Vincoletto, médica veterinária da Vetnil.

Viagens

Provavelmente, se o bichano nunca viajou, ele não vai ficar quieto na primeira experiência. Segundo Isabella, é importante programar o passeio com três semanas de antecedência e simular uma viagem antes. "Os gatos precisam se adaptar gradativamente ao novo local. Os dono não devem colocá-lo no carro à força. Também é importante tomar cuidados, como não deixar o vidro todo aberto. Em alguns casos, é possível entrar com medicamento para deixar o animal mais tranquilo".

Xixi na areia

Ao contrário dos cães, os gatos já têm mais facilidade para respeitar o cantinho do xixi. "Por instinto, fazem as fezes e a urina na caixinha de areia. Eles se sentem acuados se não têm a areia por perto", diz Isabella. Vale lembrar que as fezes feitas recentemente precisam ser retiradas, pois o acumulo de sujeira faz com que o gato rejeite a caixa de areia.

Atualizado em 6 Set 2011.