Guia da Semana

Foto: Divulgação Museu Imperial

A entrada do Palácio de Verão da família Bragança, que fundou a Imperial cidade de Petrópolis

O "russo" desce o alto da Serra da Estrela, a 890 metros do mar, e toma o pátio e a praça ao lado do Museu Palácio Imperial. Rapidamente, a névoa se espalha pelas agradáveis ruas da cidade, envolvendo a cidade com um ar europeu, ideal para passar belas tardes ou apreciar quentes refeições, sejam sopas, fondues ou carnes de caça. Esta é Petrópolis, que conserva seu charme do passado com a animação do presente, oferecendo boas opções de diversão. Um programa imperdível para aproveitar o frio trazido pelo inverno brasileiro.

A cidade foi fundada no rastro do 'Caminho Novo' para as Minas Gerais e, desde uma agradável estada de D. Pedro I, em 1830, a Corte dos Brangança começou lá a comprar terras, culminando na sua fundação por D. Pedro II, em 1843. Desse período destacam-se seus principais monumentos: o Palácio Imperial, concluído em 1862, e o Palácio de Cristal, em 1884. Foi lá que o imperador soube da proclamação da República. O novo regime político trouxe outros personagens históricos para a cidade, como Santos Dummont, que escolheu Petrópolis para instalar a "Encantada", chalé no estilo alpino por ele desenhado e construído, em 1918.

Outros lances da história, como a imigração alemã iniciada em 1837, a instalação de fábricas têxteis como a Companhia Petropolitana, Aurora e Werner, e uma vistosa rede hoteleira, que culminou no lançamento do hotel-cassino Quitandinha, em 1914, são importantes para entender a apreciar ainda mais os encantos da cidade. Ainda hoje a cidade oferece ótimas opções de compras de roupas, na Rua Teresa, e de porcelanas e antiguidades, nas lojas e shoppings de decoração de Itaipava, distrito a 10 quilômetros afastado do centro. A cultura alemã trouxe ótimos restaurantes, a cultura cervejeira, padarias e lojas de chocolate. Curta o clima, a história e os sabores e aproveite o encanto da eterna cidade imperial.

Como chegar:
O Município encontra-se às margens de uma das principais rodovias do país, a BR-040, que liga o Rio de Janeiro ao Distrito Federal. Próximo a Petrópolis há ainda o entroncamento da BR - 393, na altura do município Três Rios, possibilitando o acesso a São Paulo e ao Sul do País, bem como com o Nordeste.








Atualizado em 6 Set 2011.