Guia da Semana

Fotos:Secretaria de Turismo de Santa Maria de Jetibá

Santa Maria de Jetibá, na serra capixaba, se orgulha de ser o município mais pomerano do Brasil. Para quem nunca ouviu falar, os pomeranos formavam o povo que habitava a região entre Alemanha e Polônia. Entretanto, a Pomerânia deixou de ser habitada por eles após a 2ª Guerra Mundial, sendo assim a maior parte da região incorporada à Polônia e uma pequena parte à Alemanha. O processo de imigração começou antes, no século 19, principalmente para Brasil, Estados Unidos e Austrália.

Procurando sempre regiões serranas, que combinavam mais com o clima europeu, no Brasil a imigração aconteceu para o interior do Espírito Santo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Na serra capixaba, se concentraram no município de Santa Leopoldina, onde os alemães são maioria e do qual os pomeranos se emanciparam em 1988, criando a cidade de Santa Maria de Jetibá, hoje com 33 mil habitantes.

O turismo na região tem tanto o objetivo natural, com belas montanhas, rios e cachoeiras, como cultural, já que há algum tempo os pomeranos perceberam que suas tradições estavam se esvaindo. O idioma pomerano é na verdade, um dos dialetos que se falava na região, mas não existe na linguagem escrita, o que dificulta o aprendizado.

Hoje se ensina nas escolas de Santa Maria de Jetibá um pouco da cultura pomerana às crianças, além dos oito grupos de danças típicas, 460 trombonistas e tocadores de concertina. A grande maioria das casas tem arquitetura europeia e é pintada de azul e branco, as cores da bandeira da Pomerânia. Algumas têm o estilo enxaimel, técnica em que hastes de madeira ficam entre os tijolos. Outra tradição importante que continua é a religião luterana.

Os costumes da economia local também não mudaram desde a sua fundação. A cidade vive com pequenos agricultores. A olericultura (hortaliças e turbérculos), cafeicultura e avicultura são as principais atividades. O município é o segundo maior produtor de ovos do Brasil, além de ser grande produtor de morangos, gengibre e pêssego. As lixeiras do centro da cidade têm formato de ovos, para lembrar o carro-chefe da região.

O que visitar

Os principais pontos históricos são a Igreja Luterana, inaugurada em 14 de julho de 1918 pelos imigrantes pomeranos, e o Museu da Imigração Pomerana, construído na década de 1930, que conta a história desse povo. Próximo ao centro está o Horto Municipal, área verde de 32 hectares que produz mudas nativas e exóticas.



O principal marco natural é a Pedra do Garrafão (foto), na Serra Geral, ponto culminante da região com 1.460 metros, circundado por Mata Atlântica. Deve-se passar também pela Hidrelétrica do Rio Bonito, barragem inaugurada em 1962 que forma um lago com 22 km de extensão. Durante a época chuvosa, no verão, forma uma cachoeira. Aliás, a cidade tem mais cachoeiras: Cachoeira do Lanka, da Pousada das Águas e a do Pastor (esta é a maior, com 30 metros de queda).

Passeios alternativos podem ser feitos ao Pesque-Pague Cavalo Baio e à preservada Ilha Berger, localizada no meio do Rio Santa Maria. Lá há uma boa infraestrutura para o turista, com serviço de bar e área de camping.

Gastronomia

Nada de moqueca capixaba. Em Santa Maria de Jetibá a culinária tem muitos pratos alemães e pomeranos. A Tee Haus (Casa de Chá Beijinho Doce) é a principal especializada nesses pratos. Vale a pena experimentar o Spitsbuben, o Strudel (bolo de frutas) e o Milhabrot (pão de milho com batata doce, cará, aipim e fubá de milho). Também experimente as geléias de frutas da região como ameixa e banana.

Onde ficar
Pommerhaus Hotel
Avenida Frederico Grulke, 455 - Centro
Telefone: (27) 3263-1718

Hotel Montanhez Marquardt
Avenida Frederico Grulke, 1040 - Centro
Telefones: (27) 3263-2163 / 2130

Como chegar
O município está a 80 km de Vitória. Para chegar pela capital deve-se seguir pelas rodovias ES-080 e depois ES-355.


Atualizado em 6 Set 2011.