Guia da Semana


Ninguém tem dúvidas sobre o dia internacional das mulheres: 8 de março, quando 130 delas que foram mortas durante uma greve em Nova Iorque, em 1857. Esta data é comemorada em todo o mundo, que aproveita para lembrar dos direitos e do comportamento da mulher, para colocar uma luz sobre estas criaturas belas e hoje em dia, poderosas.

Mas e o homem, como fica? Qual é exatamente o seu dia? Como não se comemora nenhuma data especial relacionada a algum evento de liberação masculina, institui-se em 15 de julho como dia especial para os varões. Não pergunte o porquê ou por quem esta data foi escolhida. Ninguém sabe.

O que acontece é que os homens são péssimos para lembrar datas comemorativas, aliás, isto acaba sendo um motivo de conflito com o sexo oposto. Talvez, por isso mesmo, é que eles foram esquecidos. Dia das mães é aquele agito, todo mundo fazendo compras, não dá para chegar com as mãos abanando na casa delas. Mas será que os pais são tão presenteados assim? Não é o que diz o comércio. As vendas nesse dia ficam bastante aquém das que são feitas no dia das mães. Mas entendo que este não é um bom negócio, pois o homem esquecido se torna fraco e inexpressivo. Para que serve este homem?

As mulheres reclamam do homem atual que não tem iniciativa, não se compromete, não tem atitude. Se não é um homem acanhado e medroso é troglodita, abordando e tratando a mulher de qualquer forma. Por isto, está mais do que na hora de surgir um novo homem. Um homem que tenha auto-estima, que confie em si.

O novo homem sabe se cuidar e sabe também como cuidar de uma mulher. Pula fora do ponto de vista machista, posicionando-se com a força e o poder que vem de sua dignidade. É deste homem que o mundo está precisando. É este homem que as mulheres querem. É este homem que deve ser exaltado neste dia 15 de julho.


Quem é o colunista: Sergio Savian, consultor de relacionamentos e autor de 9 livros sobre o comportamento humano

O que faz: é terapeuta, escritor e dramaturgo

Pecado gastronômico: pães.

Melhor lugar do mundo: o aqui e agora

Fale com ele: [email protected]

Atualizado em 6 Set 2011.