Guia da Semana

Foto: divulgação



População: 1,4 milhões
Área: 496 km²
PIB: R$ 27,9 bilhões
Aeroporto: Aeroporto Internacional Salgado Filho
Provável estádio: Beira-Rio
Valor da reforma: R$ 120,00
Prazo de conclusão: 2012

Quarta mais populosa do Brasil e maior da Região Sul, Porto Alegre é um importante pólo educacional atraindo estudantes de todo Brasil. Uma das portas de entrada de visitantes estrangeiros, a cidade está implantando novos centros de cultura, como o Multipalco, anexo ao Teatro de São Pedro, futuramente um dos maiores complexos culturais do Brasil.

Projeto:

Considerada uma das barbadas na definição das 12 escolhidas, ainda não escolheu qual estádio receberá os jogos, o Beira-Rio ou o Olímpico. O primeiro é o favorito, embora o outro tenha o projeto de montar uma arena com capacidade para 50 mil torcedores. Com uma média de público alta, a cidade não sofre com o abandono pós-Copa. Os dois projetos ainda têm como meta um programa de urbanização e revitalização dos entornos, agradando o Comitê de Organização.

Entraves:

A indecisão de escolher o estádio sede pode virar um problema para a cidade gaúcha, já que muitas definições dependem da resolução do impasse. Aliado a isso, nos próximos quatro anos será necessário a melhoria na infraestrutura urbana, com projetos de implantação do metro e urbanização da orla do Rio Guaíba.

Atualizado em 6 Set 2011.