Guia da Semana

Por Lívia Araújo

O Dia dos Pais, é claro, é uma ocasião especialíssima. Cada um tem seu jeito de comemorar a data e cada pai tem seu estilo. Mas, tão importante quanto presenteá-lo com um objeto de desejo, é fazê-lo entender o quanto ele é importante e sua companhia é apreciada. Então, por que não tornar parte do presente um dia que inclui boa comida e bons passeios ao lado deste grande amigo?

A capital gaúcha, com sua movimentada vida cultural e belezas que incluem o famoso poente à margem do Lago Guaíba, tem ótimas opções para agradar toda a família. O domingo pode começar com um passeio pelo Parque da Redenção, o mais tradicional e freqüentado da cidade. Se a compra do presente acabou ficando para a última hora, sempre é possível encontrar alguma coisa interessante na feira de artesanato que funciona a partir das 9h. O local conta até com barracas de antiguidades onde, em um segundo, um brinquedo vintage ou um gibi mais antigo podem fazer seu pai lembrar da época em que ele era como você: filho. No domingo de Dia dos Pais, acontece também no local o campeonato municipal de futebol.

Na hora do almoço, as escolhas também são variadas. As opções vão desde os tradicionais restaurantes Barranco e Copacabana (neste último, os freqüentadores têm até direito a um babador, dada a fartura das iguarias), especializados em carnes e culinária italiana, até o árabe Baalbek, que é o mais antigo da cidade na categoria e tem um rodízio com 24 pratos diferentes.

Para a tarde, duas opções prometem deixar seu pai indeciso, mas feliz. Uma delas é ir ao Santander Cultural, na Praça da Alfândega, Centro, conferir o último mês da exposição Mirabolante Miró, com as gravuras abstratas do mestre espanhol. O centro cultural também possui um átrio, onde todo domingo, por volta das 17h, há apresentações musicais de vários gêneros, incluindo atrações internacionais que sempre têm sua boa música a oferecer.

A outra, para os dias de tempo bom, é dar um passeio no barco Cisne Branco, que tem uma hora de duração e que percorre as águas do Guaíba, e do delta do Rio Jacuí.

Serviço

Baalbek - R. Dr. Timóteo , 272, Floresta. Telefone: (051) 3222-6272
Barranco - Av. Protásio Alves , 1.578, Petrópolis. Telefone : (051) 3331-6172
Copacabana - Pça. Garibaldi , 2, Cidade Baixa. Telefone : (051) 3221-4616
Santander Cultural - R. Sete de Setembro , 1.028, Centro. Telefone : (051) 3287-5500
Cisne Branco - 1h de duração, mín. 10 pessoas), 3ª/dom, 10h30, 15h, 16h30 e 18h - saídas da Av. Mauá, 1050 (em frente à Secretaria da Fazenda, Centro).

Atualizado em 6 Set 2011.