Guia da Semana


O Largo da Memória, antigo Largo de Piques, é considerado por muitos, um dos pontos turísticos mais bem projetados da cidade de São Paulo. Na praça, foi construída a Pirâmide de Piques e um o Chafariz de Piques, que foi retirado um tempo depois. Em 1919 um arquiteto foi contratado para projetar uma reforma para o largo, que recebeu um novo chafariz e teve seus azulejos pintados com cenas antigas.

Acredite se quiser, mas, antigamente, a Praça da República era um lugar onde aconteciam corridas de touros e se chamava Largo dos Curros. A região, a partir da proclamação da República, passou a abrigar uma das mais importantes escolas públicas, a Escola Normal Caetano de Campos, que atualmente é a Secretaria do Estado da Educação e cujo edifício foi tombado graças à manifestação popular contra sua demolição em função da construção do metrô.

As avenidas São João e Ipiranga, durante as décadas de 30 a 60, eram famosas por abrigarem os palácios cinematográficos, fato que deu outro nome à região: "Cinelândia". Esses cinemas eram pontos de encontro de muitos paulistanos da época. Um dos mais modernos palácios cinematográficos foi o Cine Ipiranga, que exibia muito luxo e muitos clássicos da história do cinema. Atualmente, esse cinema reproduz somente filmes pornográficos. A maioria dessas salas de cinema hoje, já não são como eram por vários motivos, como a degradação do centro e a explosão da TV.

Atualizado em 6 Set 2011.