Guia da Semana
Turismo
Por Redação Guia da Semana

Praia do Tombo

Águas límpidas, areia bege.. só tome cuidado com a força da maré, para não levar o tombo que dá nome à praia.

Foto: Carolina Teixeira


Curtir uma boa praia no litoral paulista neste forte calor é uma excelente ideia. Porém, é uma ideia pensada por todo mundo, logo, o resultado é praia cheia e água não tão limpa. Alguns fogem para praias em outros estados, mas as férias estão acabando e o calor não parece que dará trégua.

Uma boa dica é a Praia do Tombo, no Guarujá. A praia é pequena, com 900 m de extensão, rodeada por verde e pequenas montanhas. Os prédios por perto não são muito altos, permitindo uma beleza única, além de nos livrar do sufocamento de construções gigantescas. Excelente para relaxar e respirar, em todos os aspectos.

A água é límpida, um verde-azulado de tirar o chapéu - sim, você conseguirá enxergar seus pés. Trata-se de uma das duas praias brasileiras a ter a bandeira azul: o selo internacional garante qualidade ambiental, segurança e, ainda, acessibilidade. A areia acompanha a beleza das águas, muito fofa e com um tom de bege natural, mas, a depender do sol, não descarte o chinelo: ela esquenta horrores.

Claro que, com todo esse visual, você logo desejará dar um mergulho no capricho no mar, mas tome cuidado. Esse chamariz todo pode ser perigoso. Lembre-se de que a praia tem um nome a ser considerado - tombo. A razão é simples: a areia do mar e suas águas não são tão amigáveis. Os passos devem ser dados com atenção, caso contrário, é tombo na certa. Os buracos surgem do nada, bem como o raso vira fundo sem avisar, e vice-versa.
 
Um dos motivos desta formação peculiar são as fortes ondas e movimentação das águas. Não somente as águas formam lindas ondas que atraem muitos surfistas, como a água te puxa para "dentro do mar" com uma força incrível. É preciso muita atenção e obediência às informações dos guarda-vidas. Tomando estes cuidados, é só curtir tudo de bom que a praia tem a oferecer.

Na extensão da praia, você encontrará alguns chalés com opção de alimentação. Os valores e alimentos não variam muito, na verdade, são bem parecidos. Por exemplo, a porção de lula à dorê custa R$ 40. O BonBini ainda tem algumas (poucas) opções mais baratas, e, de quebra, oferece uma chuveirada fresquinha e bem pensada - trata-se de um cano onde você bombeia a água diretamente do mar. Até parece água doce: evita o desperdício e você faz um exercício básico para os braços, pernas e abdômen.

Neste calor, o sol tem ido embora por volta das 20h, então você poderá aproveitar ao máximo o período na praia. Não se esqueça de se proteger contra o sol forte nos horários de maior iluminação.

A praia do Tombo não oferece diversões noturnas. A mais próxima com variedade de diversão (restaurantes, bares, shopping, feirinhas e muita gente para conhecer) será a Praia das Pitangueiras. Então, caso queira aproveitar a noite refrescante sem deixar de lado a brisa marítima, o melhor é se direcionar para lá. Fica perto, a caminhada pode ser um pouco cansativa, já que antes é preciso atravessar um pouco mais de um quilômetro da praia das Astúrias. Então, a depender do pique, vá de carro, bicicleta (não indico muito, já que nestas praias não há ciclovias) ou ônibus (R$2,40).

A única bandeira azul paulista faz por merecer. Assim, fica o convite aos paulistas, paulistanos e aqueles que duvidam da existência de beleza no litoral de São Paulo.

Leia as colunas anteriores de Carolina Teixeira:

Arte política?

Natal de luzes e cores

O dengo em meio ao caos

Quem é a colunista: Carolina Teixeira, 24 anos, turismóloga e estudante de jornalismo.

O que faz: É consultora educacional de intercâmbio cultural, se entregou ao mundo do turismo, pois, desde que se conhece por gente, fica mudando de um lugar para outro.. Também come, fala (muito), dorme, se diverte e viaja igual a tantos, além de escrever vez ou outra.

Pecado gastronômico: Café (não importa como), uma boa massa, sorvete no frio, bolinho de chuva e sonhos aos domingos.

Melhor lugar do Brasil: São Paulo.

Fale com ela: carolinatex@gmail.com ou acesse seu blog


Atualizado em 6 Set 2011.

Mais notícias

Chuva de meteoros será visível na noite desta quarta-feira

Turismo

Brasil estreia contra a Suíça na Copa do Mundo de 2018; jogo será no dia 17 de junho

Turismo

Agora você pode comprar passagens de ônibus no Guia da Semana – e pelo melhor preço!

Turismo

Hotéis Mercure oferecem descontos a seus hóspedes em ingressos de espetáculos dos teatros ‘Bradesco’ e ‘Opus’; saiba mais

Turismo

Disney divulga primeiras imagens do parque do Star Wars

Turismo

5 opções de hospedagens para quem vai curtir o Rock In Rio 2017

Turismo