Guia da Semana

Por Juliana Farano

Copacabana, um dos cartões postais do Rio de Janeiro

Os 90 quilômetros de praias que o Rio de Janeiro oferece são conhecidos no mundo inteiro. Gente de todas as nacionalidades migra para a cidade em busca de diversão, esportes radicais, tranqüilidade ou simplesmente um belo bronzeado.

Para quem ainda está em dúvida sobre qual pedaço do oceano é o mais adequado para essas férias de verão, o Guia da Semana separou algumas das mais belas e conhecidas praias que fazem parte do encanto da Cidade Maravilhosa. Escolha a sua, prepare a esteira, o guarda-sol e se jogue!

Praias

Praia de Copacabana (+sobre o local)
A "Princesinha do Mar" é uma das praias mais conhecidas e charmosas do Rio. Cartão postal carioca, reúne em sua orla os melhores hotéis da cidade.

Praia de Ipanema (+sobre o local)
Situada entre o Leblon e o Arpoador, já deu nome a umas das canções mais escutadas do mundo, Garota de Ipanema. Destaque para o pôr-do-sol visto da praia.

Enseada de Botafogo (+sobre o local)
Com 700 metros de extensão, a enseada reserva ao turista uma bela paisagem, com vista para o Morro da Urca e o Pão de Açúcar. Porém, a praia não é recomendada para banho de mar.

Praia do Leblon (+sobre o local)
Extensão de Ipanema, a praia fica num dos bairros mais badalados da Zona Sul. Os quiosques variados ao longo do calçadão fazem a alegria do turista.

Praia do Leme (+sobre o local)
Com areia fofa e mar tranqüilo, o local é indicado para banho de mar. Na areia e na via que circunda a praia, a prática de esportes é comum.

Praia do Pepino (+sobre o local)
Localizada no bairro de São Conrado, a praia é ponto de aterrissagem de asa-deltas e parapentes que decolam da Pedra Bonita. As ondas fortes e tubulares fazem a festa dos surfistas.

Praia da Barra (+sobre o local)
A maior praia do Rio de Janeiro, com 18 quilômetros de extensão, é ideal para quem quer fugir dos milhares de turistas que lotam as areias da cidade. Surfistas também marcam presença na região.

Praia do Arpoador (+sobre o local)
Citada em músicas e poesias, a praia é uma das mais belas imagens do Rio. Popular entre adeptos do surf, o local ainda oferece quadras e aparelhos para a prática de musculação.

Praia do Flamengo (+sobre o local)
Apesar de imprópria para banho de mar, vale a visita no Aterro do Flamengo, parque que circunda toda a área da praia. Ciclistas são maioria no calçadão.

Prainha (+sobre o local)
Localizada no fim da praia do Recreio, a pequena faixa de 150 metros de extensão é uma das agradáveis surpresas cariocas. Preferidas dos surfistas e neo-hippies, é circundada por uma floresta totalmente preservada.



Atualizado em 6 Set 2011.