Guia da Semana

Por Flávia Faccini

Porto da Barra: águas tranquilas na agitação da Barra

Da famosa Itapuã, imortalizada na música de Vinícius de Moraes, à badalação de Stella Maris, Salvador oferece mais de 50 quilômetros de praias de todos os tipos, com locais ideais para quem quer surfar, paquerar ou simplesmente se divertir com as crianças.

Para ajudar na difícil escolha do local mais adequado para renovar o bronzeado, o Guia da Semana separou algumas praias que fazem a cabeça de turistas e soteropolitanos. Escolha a sua e mergulhe!

Top 10 - Praias:

Porto da Barra (+sobre o local)
De águas calmas e sem ondas, é ideal para levar as crianças, tomar um banho de mar ou simplesmente relaxar. Evite os domingos, quando a pequena praia fica extremamente lotada.

Barra (+sobre o local)
Uma das praias com maior concentração de turistas de Salvador, a Barra é o local ideal para os adeptos do mergulho, por causa dos navios naufragados nas imediações do Farol.

Amaralina (+sobre o local)
As ondas fortes tornam o banho de mar perigoso. A grande atração da praia de mar azul e areias claras é mesmo o seu calçadão, um dos pontos mais tradicionais de venda de acarajé.

Pituba (+sobre o local)
A extensa praia situada em um dos locais mais populosos de Salvador é o local ideal para se bronzear e ver o dia passar tomando uma água de coco.

Jardim de Alah (+sobre o local)
O calçadão de 15 quilômetros margeado por uma ciclovia convidam a um passeio a pé ou de bicicleta, que pode terminar à sombra do coqueiral ou com um relaxante banho de mar.

Piatã (+sobre o local)
Com águas calmas no verão, a praia costuma receber famílias que vem para passar o dia em uma das muitas barracas do local.

Jaguaribe (+sobre o local)
Uma das praias com melhor infra-estrutura de Salvador, com barracas organizadas e de cardápio variado, Jaguaribe é palco de torneios de vôlei de praia, windsurf e futebol de areia.

Stella Maris (+sobre o local)
Uma das praias mais charmosas da cidade, Stella Maris é o point de uma moçada bonita e saudável que aproveita o mar verde de ondas fortes e as barracas de praias onde o agito vai até à noite no verão.

Itapuã (+sobre o local)
Uma das praias mais famosas da cidade, o local é perfeito para prática do snorkling (mergulho livre) na maré vazia, quando se torna possível observar peixes coloridos, moluscos, lagostas e algas.

Monte Serrat (+sobre o local)
Localizada na Cidade Baixa, a praia oferece uma bela vista da Baía de Todos os Santos. Vá no final da tarde e aproveite para apreciar o pôr-do-sol da terra da magia.



Atualizado em 6 Set 2011.