Guia da Semana



Num passado não muito distante, as estações do ano definiam exatamente às temperaturas em cada cidade e as condições climáticas de cada país do mundo.

Agora, quem sai de casa cedo rumo ao trabalho ou aos estudos, precisa se prevenir das oscilações entre frio, chuva, vento e calor intenso, e levar consigo várias opções de roupas para um mesmo dia. Este é um dos mais claros recados dados pelo aquecimento global, que provoca mudanças em todo o sistema climático da Terra, com cada vez mais velocidade, gerando secas, enchentes, tempestades, desastres, furacões, terremotos, ondas de calor e epidemias.

Já que a crise climática não é inevitável, governantes e ativistas de todos os continentes precisam se reunir e tomar atitudes imediatas para reverter a situação preocupante do aquecimento global. Nesse cenário surgiu a COP-15, 15ª Conferência das Partes, realizada pela UNFCCC - Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, de 7 a 18 de dezembro deste ano, em Copenhague (Dinamarca).

Este encontro, também conhecido como uma Conferência do Clima, pode determinar quais são as atitudes imediatas para mudar o destino da civilização humana que precisa enfrentar os reflexos desastrosos do aquecimento global no planeta. Governos, ONGs e empresas participam da COP 15 para discutir custos econômicos, políticos e ações pontuais na tentativa de melhorar a qualidade de vida da humanidade.

O evento vai questionar os representantes das nações sobre a redução de gases de efeito estufa na atmosfera, responsáveis por reter mais calor na superfície terrestre. Tudo gira em torno da produção industrial de cada país, que precisa reduzir significativamente o uso de combustíveis fósseis (formados pela decomposição de matéria orgânica, exemplos: carvão mineral, petróleo e gás natural), novas alternativas de matrizes energéticas (que disponibilizam energia para ser transformada em processos produtivos), o fim do desmatamento e as mudanças nos hábitos de consumo de cada cidadão.


O que pode acontecer se o mundo não mudar de atitude?

- A floresta amazônica perderá suas árvores e espécies de vegetação e será transformada num grande campo de grama, com arbustos isolados.

- A vida marinha será drasticamente reduzida, diminuindo a quantidade de alimentos para o homem, com a falta de peixes e crustáceos.

- O derretimento das geleiras complicando todo o ecossistema, diminuindo a disponibilidade de água potável para consumo e para a agricultura, além do aumento do nível do mar, que afetará áreas costeiras e ilhas, e problemas como afundamento de terras que atualmente estão congeladas.

- O avanço descontrolado de doenças tropicais como dengue e malária.

Nos links a seguir, você vai ver como é simples ajudar o planeta. Acompanhe as reportagens e procure mudar seus hábitos para conservar a saúde a Terra em bom estado.

Sacolas plásticas: Só 20% dos plásticos são reciclados no Brasil, o restante entope bueiros, polui os mares e causa tremendo impacto negativo no meio ambiente. Veja como mudar essa situação!




Lixo eletrônico: Com o avanço da tecnologia e a invenção cada vez mais rápida de novas versões para antigos produtos, o lixo tecnológico tornou-se um problema para o planeta. No Brasil são produzidas 500 mil toneladas de sucata eletrônica anualmente.



Ecologicamente correto: Economizar energia, praticar a coleta seletiva, reduzir o tempo no banho e tantas outras atitudes fáceis de incorporar no cotidiano. Saiba como ter consciência ambiental!




Telhados brancos: Para reduzir custos com energia e deixar escritórios e casas mais frescos, os telhados brancos ganham adeptos no Brasil, que copia a atitude dos países desenvolvidos para reduzir o aquecimento global.

Atualizado em 6 Set 2011.