Guia da Semana

Por Carmen Moreira





Pensar no Rio de Janeiro e não lembrar das praias é algo impossível, afinal a orla ocupa cerca de 90 quilômetros da cidade. Muito movimentadas durante todo o ano, as praias ocupam o primeiro lugar na preferência de cariocas e turistas que visitam a cidade. E é no verão que as areias ficam tomadas de barracas coloridas, o que dá ainda mais charme a esse oásis carioca.

Copacabana
Conhecida como "princesinha do mar", Copacabana é a maior responsável pelo fascínio que as praias cariocas exercem sobre as pessoas. No calçadão, pedras portuguesas brancas e pretas formam um belíssimo mosaico em forma de ondas. E na larga faixa de areia, banhistas aproveitam para praticar o vôlei de praia.

Leme
É, na verdade, o início da praia de Copacabana. O trecho, de 1 quilômetro, vai do Forte Militar do Leme até a Av. Princesa Isabel. É uma praia muito agitada durante o dia e também durante a noite, quando os quiosques e restaurante a beira-mar são disputadíssimos por quem não quer ficar longe dessa vista deslumbrante.

Ipanema
Uma das praias mais badaladas e concorridas pelos cariocas, Ipanema foi imortalizada pela música de Vinícius de Moraes. São 2 quilômetros de extensão, mas os postos 9 e 10 que atraem o maior número de jovens banhistas, interessados não apenas nas águas claras do mar, como também no burburinho das areias brancas.

Leblon
Extensão de Ipanema, a praia do Leblon se estende até o Mirante do Leblon, uma das mais bonitas vistas de ambas as praias. A larga faixa de areia é ideal para a prática de esportes. Alguns quiosques já viraram ponto de encontro de mães e babás, pois contam com brinquedos que fazem a alegria das crianças.

Barra da Tijuca
Maior praia do Rio, a Barra conta com impressionantes 18 quilômetros de extensão. Muito procurada por praticantes de surfe e windsurfe, a praia também é point de jovens em busca de paquera. O trecho em frente à barraca do Pepe (piloto brasileiro de asa-delta, que faleceu em uma competição no exterior) é o mais movimentado.

Prainha e Grumari
Ambas na Zona Oeste, essas praias também têm muitos outros pontos em comum. Com águas agitadas, o que as tornam ideais para a prática do surf, elas também são áreas de proteção ambiental. De extensão reduzida, a Prainha e Grumari são muito disputadas e, para conseguir um lugar ao sol, é preciso chegar cedo.

Atualizado em 6 Set 2011.