Guia da Semana
Viagens
Por Redação Guia da Semana

Princesinhas do Rio

Elas são lindas e muito badaladas. Conheça as praias mais especiais do Rio e suas principais características.

Por Carmen Moreira





Pensar no Rio de Janeiro e não lembrar das praias é algo impossível, afinal a orla ocupa cerca de 90 quilômetros da cidade. Muito movimentadas durante todo o ano, as praias ocupam o primeiro lugar na preferência de cariocas e turistas que visitam a cidade. E é no verão que as areias ficam tomadas de barracas coloridas, o que dá ainda mais charme a esse oásis carioca.

Copacabana
Conhecida como "princesinha do mar", Copacabana é a maior responsável pelo fascínio que as praias cariocas exercem sobre as pessoas. No calçadão, pedras portuguesas brancas e pretas formam um belíssimo mosaico em forma de ondas. E na larga faixa de areia, banhistas aproveitam para praticar o vôlei de praia.

Leme
É, na verdade, o início da praia de Copacabana. O trecho, de 1 quilômetro, vai do Forte Militar do Leme até a Av. Princesa Isabel. É uma praia muito agitada durante o dia e também durante a noite, quando os quiosques e restaurante a beira-mar são disputadíssimos por quem não quer ficar longe dessa vista deslumbrante.

Ipanema
Uma das praias mais badaladas e concorridas pelos cariocas, Ipanema foi imortalizada pela música de Vinícius de Moraes. São 2 quilômetros de extensão, mas os postos 9 e 10 que atraem o maior número de jovens banhistas, interessados não apenas nas águas claras do mar, como também no burburinho das areias brancas.

Leblon
Extensão de Ipanema, a praia do Leblon se estende até o Mirante do Leblon, uma das mais bonitas vistas de ambas as praias. A larga faixa de areia é ideal para a prática de esportes. Alguns quiosques já viraram ponto de encontro de mães e babás, pois contam com brinquedos que fazem a alegria das crianças.

Barra da Tijuca
Maior praia do Rio, a Barra conta com impressionantes 18 quilômetros de extensão. Muito procurada por praticantes de surfe e windsurfe, a praia também é point de jovens em busca de paquera. O trecho em frente à barraca do Pepe (piloto brasileiro de asa-delta, que faleceu em uma competição no exterior) é o mais movimentado.

Prainha e Grumari
Ambas na Zona Oeste, essas praias também têm muitos outros pontos em comum. Com águas agitadas, o que as tornam ideais para a prática do surf, elas também são áreas de proteção ambiental. De extensão reduzida, a Prainha e Grumari são muito disputadas e, para conseguir um lugar ao sol, é preciso chegar cedo.


Atualizado em 6 Set 2011.

Mais notícias

Turismo: 5 destinos brasileiros que serão tendência no 2º semestre de 2021

Viagens

10 lugares da Bahia para conhecer online

Viagens

10 atrações turísticas do Sul do Brasil para ver online

Viagens

10 pontos turísticos do Nordeste brasileiro para ver online

Viagens

10 destinos religiosos ao redor do mundo para ver online

Viagens

6 atrações turísticas em Mykonos, na Grécia, para ver online

Viagens