Guia da Semana


O Qi Gong benficia o equilíbrio do corpo, da mente e das emoções

Você já ouviu falar de Qi Gong (lê-se "tchi kun")? O Qi significa sopro, ar ou energia. Gong é exercício ou treinamento. É uma técnica milenar, de origem taoísta, que tem como princípio treinar a energia vital, para que ela esteja sempre em equilíbrio, promovendo saúde e vitalidade.

Na verdade, é uma prática que engloba várias escolas que você já conhece, como o Tai Chi Chuan, o Kung Fu, e o Liang Gong (pronuncia-se Lian Kun). Segundo a professora Luciana Carvalho, da Sociedade Taoísta do Brasil, "são todas fundamentadas nos princípios da medicina tradicional chinesa".

São exercícios que combinam alongamentos, respiração coordenada, concentração e posturas que facilitam a captação, circulação e transformação do Qi. O princípio básico envolve a meditação em um centro de energia vital, considerado a raiz do Qi no corpo. Concentrando-se nessa área enquanto movimenta o corpo, a pessoa é capaz de armazenar a energia e direcioná-la às áreas que necessitam.

De uma forma geral, sua prática regular tem como objetivos: equilibrar corpo, mente e emoção; desestagnar a energia e o sangue; fortalecer a respiração, circulação e digestão; aliviar o estresse do dia-a-dia; relaxar o corpo e a mente; absorver e armazenar energia; e eliminar energias patológicas, aumentando a imunidade e melhorando a resistência.

Mas o Qi Gong tem uma série de formas, variando de exercícios calmos a técnicas mais fortes. Elas pertencem a diversas tradições e têm objetivos distintos. Por isto, ao decidir pela prática do Qi Gong, antes de escolher qual linha seguir, você precisa definir o que almeja. Mas, em todas elas, você vai conseguir pelo menos uma sensação de paz e bem-estar.

Serviço:
Sociedade Taoísta do Brasil (São Paulo) - Av. Liberdade, 113, ( 11) 3105-7407)
Sociedade Taoísta do Brasil (Rio de Janeiro) - Rua Cosme Velho, 355, ( 21) 2225-2887


Atualizado em 6 Set 2011.