Guia da Semana
Viagens
Por Rafaela Piccin

Quais museus são de graça em cada dia da semana

Fique por dentro dos museus que têm entrada gratuita e aproveite!.

MASP tem entrada gratuita às terças-feiras (Divulgação)

Não fala a verdade quem diz que adquirir cultura custa caro. Quem gosta de visitar exposições e mostras em museus pode muito bem aproveitar diversos espaços de São Paulo sem gastar nada.

+ Veja quais são os shows da semana em SP
+ Não perca as estreias de teatro em SP

No intuito de ajudar quem procura saber mais sobre os museus da cidade, o Guia da Semana fez uma relação de quais locais têm a entrada gratuita em cada dia da semana. Confira:

Museu da Imagem e Som

Localizado na Avenida Europa, o MIS conta com mais de 200 mil itens, entre fotografias, filmes, vídeos, cartazes, peças gráficas, equipamentos de imagem e som e registros sonoros. Possui também livros, catálogos, periódicos, CDs, DVDs e VHS que formam o acervo biblioteconômico, além das mostras e exposições periódicas.
Dia grátis:terça-feira

Museu de Arte de São Paulo - MASP

O MASP tem o mais rico e abrangente acervo dentre os museus do hemisfério sul, e está localizado no coração de São Paulo: na Avenida Paulista. São destaques da Coleção do MASP as obras de Rafael, Bellini, Andrea Mantegna e Ticiano, na Escola Italiana. Confira toda a programação aqui.
Dia grátis: terça-feira

Museu do Futebol

Localizado no estádio do Pacaembu, o Museu do Futebol é um dos maiores atrativos turísticos para quem gosta do esporte. Conta com acervo multimídia e aspecto futurista, o que faz com que os grandes acontecimentos no futebol do século XX pareçam ainda mais atrativos.
Dia grátis: quinta-feira

Museu da Língua Portuguesa


O museu tem como acervo o nosso idioma, que é patrimônio imaterial e amplamente discutida a sua importância para a nossa identidade cultural. Saiba mais no site oficial.
Dia grátis: sábado

Pinacoteca

Uma das principais instituições artísticas do Brasil, a Pinacoteca recebe mostras de artistas nacionais e internacionais durante o ano todo.
Dias grátis: sábado e domingo

Estação Pinacoteca

O espaço complementa a Pinacoteca e agrega a Coleção Nemirovsky de arte moderna do país, o Centro de Documentação e Memória da Pinacoteca do Estado (Cedoc) e a Biblioteca Walter Wey, que apresenta um significativo acervo de artes visuais, além do Memorial da Resistência de São Paulo.
Dia grátis: sábado

Museu de Arte Sacra

Localizado no Bairro da Luz, o Museu de Arte Sacra apresenta vários tipos de materiais da arte sacra, como retábulos, altares, oratórios, imagens sacras, livros raros, prataria, ourivesaria, mobiliário, telas, objetos e vestimentas litúrgicas, do século XVI até o XX.
Dia grátis: sábado

Domingo:

MAM - Museu de Arte Moderna

Sediado no Parque do Ibirapuera, o MAM guarda um dos acervos mais importantes de arte moderna da América Latina.

Museu da Casa Brasileira


É a única instituição do país que tem como objetivo estudar, preservar e expor a história do mobiliário e das artes aplicadas, além de ser um dos mais dinâmicos centros de estudos da arquitetura e do design contemporâneo no Brasil.

Todos os dias:

Casa das Rosas

A Casa das Rosas - Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura, instituição da Secretaria de Estado da Cultura, é um local de celebração da poesia, da literatura e da arte em geral.

Casa Guilherme de Almeida

Memorial da Resistência

O museu, localizado na Estação Pinacoteca, preserva as memórias da resistência e da repressão políticas do estado de São Paulo.O museu homenageia o escritor, jornalista e atuante em muitas áreas das artes, além de apresentar seu acervo e valorizar a literatura nacional.

Museu Afro Brasil

O acervo do Museu Afro Brasil, que fica dentro do Parque do Ibirapuera, abarca diversas facetas dos universos culturais africanos e afro-brasileiros, abordando temas como a religião, o trabalho, a arte, a diáspora africana e a escravidão, e registrando a trajetória histórica e as influências africanas na construção da sociedade brasileira.

Paço das Artes

Localizado na Cidade Universitária, o Paço tem como objetivo organizar exposições de arte, promover conferências, cursos, palestras e audições, além de promover intercâmbios.

Centro da Cultura Judaica

O Centro da Cultura Judaica fica ao lado do metrô Sumaré e tem programação gratuita nas áreas de música, teatro, cinema, literatura, artes plásticas, fotografia, dança e educação. Todo sábado e domingo, sempre às 16h, acontecem atividades para crianças. Até 23 de junho é possível conferir a exposição de pinturas de Carlo Levi.


Por Rafaela Piccin

Atualizado em 27 Mar 2014.

Mais notícias

10 lugares da Bahia para conhecer online

Viagens

10 atrações turísticas do Sul do Brasil para ver online

Viagens

10 pontos turísticos do Nordeste brasileiro para ver online

Viagens

10 destinos religiosos ao redor do mundo para ver online

Viagens

6 atrações turísticas em Mykonos, na Grécia, para ver online

Viagens

10 montanhas incríveis ao redor do mundo para ver online

Viagens