Guia da Semana

Não fala a verdade quem diz que adquirir cultura custa caro. Quem gosta de visitar exposições e mostras em museus pode muito bem aproveitar diversos espaços de São Paulo sem gastar nada.

+ Veja quais são os shows da semana em SP
+ Não perca as estreias de teatro em SP

No intuito de ajudar quem procura saber mais sobre os museus da cidade, o Guia da Semana fez uma relação de quais locais têm a entrada gratuita em cada dia da semana. Confira:

Museu da Imagem e Som

Localizado na Avenida Europa, o MIS conta com mais de 200 mil itens, entre fotografias, filmes, vídeos, cartazes, peças gráficas, equipamentos de imagem e som e registros sonoros. Possui também livros, catálogos, periódicos, CDs, DVDs e VHS que formam o acervo biblioteconômico, além das mostras e exposições periódicas.
Dia grátis:terça-feira

Museu de Arte de São Paulo - MASP

O MASP tem o mais rico e abrangente acervo dentre os museus do hemisfério sul, e está localizado no coração de São Paulo: na Avenida Paulista. São destaques da Coleção do MASP as obras de Rafael, Bellini, Andrea Mantegna e Ticiano, na Escola Italiana. Confira toda a programação aqui.
Dia grátis: terça-feira

Museu do Futebol

Localizado no estádio do Pacaembu, o Museu do Futebol é um dos maiores atrativos turísticos para quem gosta do esporte. Conta com acervo multimídia e aspecto futurista, o que faz com que os grandes acontecimentos no futebol do século XX pareçam ainda mais atrativos.
Dia grátis: quinta-feira

Museu da Língua Portuguesa


O museu tem como acervo o nosso idioma, que é patrimônio imaterial e amplamente discutida a sua importância para a nossa identidade cultural. Saiba mais no site oficial.
Dia grátis: sábado

Pinacoteca

Uma das principais instituições artísticas do Brasil, a Pinacoteca recebe mostras de artistas nacionais e internacionais durante o ano todo.
Dias grátis: sábado e domingo

Estação Pinacoteca

O espaço complementa a Pinacoteca e agrega a Coleção Nemirovsky de arte moderna do país, o Centro de Documentação e Memória da Pinacoteca do Estado (Cedoc) e a Biblioteca Walter Wey, que apresenta um significativo acervo de artes visuais, além do Memorial da Resistência de São Paulo.
Dia grátis: sábado

Museu de Arte Sacra

Localizado no Bairro da Luz, o Museu de Arte Sacra apresenta vários tipos de materiais da arte sacra, como retábulos, altares, oratórios, imagens sacras, livros raros, prataria, ourivesaria, mobiliário, telas, objetos e vestimentas litúrgicas, do século XVI até o XX.
Dia grátis: sábado

Domingo:

MAM - Museu de Arte Moderna

Sediado no Parque do Ibirapuera, o MAM guarda um dos acervos mais importantes de arte moderna da América Latina.

Museu da Casa Brasileira


É a única instituição do país que tem como objetivo estudar, preservar e expor a história do mobiliário e das artes aplicadas, além de ser um dos mais dinâmicos centros de estudos da arquitetura e do design contemporâneo no Brasil.

Todos os dias:

Casa das Rosas

A Casa das Rosas - Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura, instituição da Secretaria de Estado da Cultura, é um local de celebração da poesia, da literatura e da arte em geral.

Casa Guilherme de Almeida

Memorial da Resistência

O museu, localizado na Estação Pinacoteca, preserva as memórias da resistência e da repressão políticas do estado de São Paulo.O museu homenageia o escritor, jornalista e atuante em muitas áreas das artes, além de apresentar seu acervo e valorizar a literatura nacional.

Museu Afro Brasil

O acervo do Museu Afro Brasil, que fica dentro do Parque do Ibirapuera, abarca diversas facetas dos universos culturais africanos e afro-brasileiros, abordando temas como a religião, o trabalho, a arte, a diáspora africana e a escravidão, e registrando a trajetória histórica e as influências africanas na construção da sociedade brasileira.

Paço das Artes

Localizado na Cidade Universitária, o Paço tem como objetivo organizar exposições de arte, promover conferências, cursos, palestras e audições, além de promover intercâmbios.

Centro da Cultura Judaica

O Centro da Cultura Judaica fica ao lado do metrô Sumaré e tem programação gratuita nas áreas de música, teatro, cinema, literatura, artes plásticas, fotografia, dança e educação. Todo sábado e domingo, sempre às 16h, acontecem atividades para crianças. Até 23 de junho é possível conferir a exposição de pinturas de Carlo Levi.

Por Rafaela Piccin

Atualizado em 27 Mar 2014.