Guia da Semana

Foto: Leonardo Filomeno


Eu já sei que São Paulo tem seis milhões de carros nas ruas. Sei que a cidade tem cerca de 2,4 habitantes por carro. Já fui informada que os automóveis são responsáveis por 77% da poluição do ar. Só me resta saber do principal: quem é que vai resolver o problema?

Não me interessa se é o Kassab, o Serra, os dois juntos, o Frei Damião in memoriam, em preces, enfim, quem é que vai colocar um ponto final nessa zona?

E o IPVA que eu pago todo ano? Teria que ser usado na manutenção das vias federais/estaduais, mas foi desviado para a operação tapa buracos, que é emergencial. Só uma coisa: eu passo todo santo dia pelos mesmos buracos há anos, pra qual buraco foi a grana que teria que tapar os buracos?

Sucessivos recordes de congestionamentos... Trânsito insuportável. A poluição sonora da buzina dos motoristas estressados, no limite da paciência... Descaso com o transporte coletivo. Obras gigantescas que nunca são concluídas. Cruzamentos com faróis quebrados. Desperdício de combustível, perda de tempo. Do meu tempo, que todo dia pego um trânsito do cacete para vir pro trabalho, pra ir pra academia e para onde eu quiser me locomover.

Foto: Arthur Santa Cruz
Não tem mais hora, não tem mais dia. São Paulo que não podia parar, parou. Não dá pra chegar no médico na hora da consulta, na reunião agendada há meses, na casa do namorado, no almoço de meio de semana com os amigos...

Mas, mesmo assim, eu me sinto uma privilegiada, sofro dentro do carro, ouvindo o CD da minha preferência, com o ar-condicionado. Pior seria ficar horas no trânsito dentro do ônibus, no metrô lotado, no trem... E quantos milhões de brasileiros passam por isso? Não há respeito com este povo que paga os impostos e não consegue usufruir decentemente dos coletivos e das malhas rodoviárias.

As justificativas das autoridades para os engarrafamentos contínuos? Chuva forte e excesso de veículos.

Que novidade! Moramos na terra da garoa e devido ao aquecimento da economia nacional, o acesso ao carro próprio está muito mais fácil. Qualquer mané compra um carro. Isso tá errado. O mesmo miserável que compra um carro antigo que emite muito mais poluentes que o permitido é o cara que sai na rua sem seguro, daí ele bate no seu carro novo e não tem dinheiro pra te ressarcir. Cadê uma lei para obrigar que todos os motoristas façam um seguro para terceiros?

Foto: Getty Image
E o Kassab preocupado com as placas grandes dos estabelecimentos comerciais... Sim, o projeto Cidade Limpa. Viu Kassab, o aumento da frota de carros aumentou 54% a poluição do ar em relação ao ano passado. Cidade limpa pra mim é outra coisa!

Um dos meus sonhos é ver o Kassab parado por 4 horas naquele baita trânsito na marginal, o Serra alagado no Aricanduva, com o terninho ensopado! Sabe o Pitta? Celso Roberto Pitta do Nascimento, aquele que foi secretário de finanças de Paulo Maluf e prefeito de São Paulo de 97 a 2000? Ele só foi eleito porque prometeu facilitar o transporte do paulistano com o "fura-fila", que custou 1,2 bilhão de reais e não está pronto até hoje.

Que delícia seria ver o Pitta se afogando no córrego Pirajussara, com lama até o pescoço. Merece!

Foto: Getty Image
Imagina que prazer, o Gilberto Kassab e o Guilherme Afif Domingos (seu padrinho na política) num ponto de ônibus da Avenida Paulista, numa sexta-feira às 18h. Aquela chuva maciça na cidade e você passa com o seu carro e dá um banho nos dois... Que imenso prazer!

Voltando à realidade, a solução que os governantes apresentam: pedágio urbano e ampliação do rodízio. Ou seja, mais dinheiro pra eles que vão arrecadar com mais pedágio e menos pra gente, que teremos que pagar.

Faltam projetos audaciosos, viadutos e passagens subterrâneas, entregar algumas linhas de transporte coletivo à iniciativa privada, ampliar o metrô, multiplicar os microônibus e por aí vai. Quem vai fazer isso? Não sei, o importante é que seja feito, o que eu sei é que pagamos impostos para tal, então podemos exigir.

Enquanto este milagre não acontece, São Paulo continua quebrando os recordes de congestionamentos semana após semana.

Quem é a colunista: Denise Molinaro, jornalista

Pecado gastronômico: mousse de tapioca com sorvete de mixirica, no Santa Gula

Melhor lugar do Brasil: praia do Pepê, no Rio de Janeiro, em frente a barraca do Sarney!

Como falar com ela: [email protected]

Atualizado em 6 Set 2011.