Guia da Semana

Por Lorelay G. Magri


A palavra Tênis vem tenetz, palavra francesa que significa Pega!. As pessoas de alta classe social brincavam de uma maneira parecida com o jogo de tênis atual.

Antigamente, os jogadores batiam nas bolas com a palma das mãos, conhecido como jeu de paume, e em 1873, Walter Clopton Wingfield patenteou o jogo e as regras usando raquetes. Logo o esporte estava conhecido por toda Grã-Bretanha e Estados Unidos.

Por volta de 1898, o esporte foi apresentado aos brasileiros pelos ingleses que fizeram parte das construções de ferrovias e urbanização dos grandes centros.

O Club Blitz de Ciclismo, em Porto Alegre, e o Athletic Club, em São Paulo, deram início a prática do esporte e a construção de quadras, respectivamente.

Só em 1932, os brasileiros Ricardo Pernambuco e Nelson Cruz participaram da Copa Davis.

Copa Davis

A Copa Davis foi criada pelo jovem estudante e capitão da equipe norte-americana, Dwight Filley Davis, devido ao primeiro confronto entre americanos e ingleses, em 1900. Os americanos venceram o campeonato e diz a lenda que como não havia prêmio para os campeões, o jogador comprou uma saladeira para presentear os amigos. Muitos dizem que Davis não comprou o objeto, e sim roubou a saladeira da casa de sua avó.


O objetivo básico do jogo de Tênis é fazer com que a bola atravesse a quadra adversária. A QUADRA é um retângulo de 23,8m de comprimento, por 8,2 de largura. Os dois são divididos ao meio e separados por uma REDE de 0,9m de altura. O espaço da quadra é marcado com linhas brancas que indicam a dimensão e área de serviço.

O PISO pode ser de grama, asfalto, saibro, grama artificial, concreto, ou materiais sintéticos.

Você Sabia? Dependendo do piso, a quadra pode ser considerada lenta ou rápida. O piso de saibro, por exemplo, caracteriza uma quadra lenta.

A partida só começa quando um dos jogadores (escolhido por sorteio) opta por escolher um lado da quadra ou executar o SERVIÇO (saque) - igual ao futebol.

A BOLA de tênis é feita de borracha e coberta por tecido feito de lã e fibras artificiais. Ela é oca e pesa entre 57,7 e 58,5g.

Você Sabia? Quando o jogador joga a bola, ele é chamado de Sacador, e o adversário de Recebedor.

Existem diversos tamanhos e formas de RAQUETES de Tênis. Nos torneiros, o comprimento máximo permitido é de 81,3 cm, com 31,8 cm de largura. Já a cabeça da raquete não pode passar de 39,4 cm de comprimento e 29,2 de largura. São feitas de alumínio ou grafite, bem mais leves do que as de antigamente, que eram feitas de madeira.

Onde Aprender

Winner Tennis Point - Telefone: (71) 3461-2443 - Salvador, BA.

Tênis Clube Paulista - Telefone: (11) 3252-5250 - São Paulo, SP.

Pontal Fitness - Telefone: (21) 3411- 6400 - Rio de Janeiro, RJ.

AMATENIS - Telefone: (31) 3498 - 6413 - Belo Horizonte, MG.

Cirillo Tenis Club - Telefone: (61) 3366 - 3338 - Brasília/DF.


Atualizado em 6 Set 2011.