Guia da Semana



Mar, sombra e água fresca. O famoso trio paradisíaco está sempre presente em Ponta do Mel. Reunindo serra, sertão e litoral no mesmo destino, a praia deserta é considerada uma das mais importantes e bonitas do norte do Brasil, sendo uma boa pedida para quem busca momentos de sossego, longe do clima urbanoide das grandes cidades.

Localizado a aproximadamente 345 quilômetros de Natal, na fronteira entre o Rio Grande do Norte e o Ceará, o local integra uma região conhecida como Costa Branca, fixada no extremo litoral norte, que além de uma beleza natural singular, ostenta o título de maior produtora de sal do país.

Contraste de cores

Com cerca de cinco mil habitantes e um povoado tipicamente praiano, Ponta do Mel possui poucas casas de veraneio e conserva hábitos e costumes nativos. Sua paisagem é caracterizada por dunas, falésias e oásis de coqueiros, que enchem os olhos turistas nacionais e estrangeiros. Outra característica comum são as grandes fazendas, em áreas que iniciam na Serra do Mel e terminam com o pé na areia, gerando um contraste de cores marcante - a vegetação típica de caatinga mistura-se ao vermelho das falésias, o branco das dunas e o azul do mar.



Outro destaque fica por conta das dunas brancas, entrelaçadas com os morros em imensas enseadas, lembrando muito as formações encontradas no deserto, proporcionando um bom terreno para roteiros de caminhadas, trilhas e rallys de velocidade.

O que fazer

Considerada inicialmente um ponto de passagem específico de turismo de aventura, Ponta do Mel se transformou em um novo roteiro ecoturístico. Apesar de ser banhada por águas de mar aberto, a praia é calma e oferece mergulhos tranquilos, em toda a sua extensão. Competições como corridas nas dunas e regatas no rio também são comuns. Já o roteiro de compras é representado pelo artesanato local, presente em cada ponto da região. Para complementar o leque de atividades, estão os passeios realizados nas áreas de preservação ambiental, nos quais entre diversas opções de trekking, é possível contemplar a natureza e conhecer um pouco mais da fauna e flora local.



As dunas

Descendoum pouco, ao sul da região, estão a praia e as dunas do Rosado, localizadas no município de Porto do Mangue. Elas se estendem por cerca de 10 quilômetros quadrados e chamam atenção tanto pelo seu tamanho, quanto pela mistura das cores de suas areias. O cenário, semelhante ao de desertos do Oriente Médio, já serviu de locação para cenas da novela O Clone, da rede Globo, além de filmes, como Maria: Mãe do Filho de Deus e Irmãos de Fé, do padre Marcelo Rossi.

São Cristóvão

Pertencente ao município de Areia Branca, a praia de São Cristóvão localiza-se próxima a uma vilarejo repleto de coqueiros, servindo como ponto de observação das dunas da Praia de Redonda. Assim como em todo o litoral da região, o local possui uma grande área de faixa de areia em períodos de maré baixa. O destaque da paisagem fica por conta de uma bela enseada, de onde é possível ter uma vista privilegiada do pôr-do-sol - dependendo da época do ano (principalmente no inverno) o ocaso forma um panorama paralelo com o mar, de forma límpida, vista em poucos lugares no mundo.

Quem Leva

Tempo de Aventura
(84) 3219-0481

Visual Turismo
(11) 3235-2000

Atualizado em 6 Set 2011.